Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111143
Title: A importância do reforço escolar extracurricular na promoção do sucesso escolar: Práticas educativas promotoras de um espaço seguro
Other Titles: The importance of extracurricular educational reinforcement in promoting school success: educational practices promoting a safe space
Authors: Ferraz, Ana Rita de Miranda
Orientador: Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Keywords: Extracurricular Educational Reinforcement; School Success; Mandatory Education; Social vulnerability; Outdoor Learning; Reforço Educativo Extracurricular; Sucesso Escolar; Escolaridade Obrigatória;; Vulnerabilidade Social; Outdoor Learning
Issue Date: 27-Oct-2023
Serial title, monograph or event: A importância do reforço escolar extracurricular na promoção do sucesso escolar: Práticas educativas promotoras de um espaço seguro
Place of publication or event: Cáritas Diocesana de Madrid
Abstract: O presente relatório reporta o que foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra na Cáritas Diocesana de Madrid, ao abrigo do Programa Erasmus+, realizado no ano letivo de 2022/23.Neste pretendem apresentar-se projetos que respondam às necessidades identificadas na instituição de acolhimento, no âmbito do reforço educativo extracurricular como promotor de um espaço seguro para os adolescentes que experienciam situações de vulnerabilidade social e, assim, contribuir para a permanência no sistema de ensino e consequentemente para o sucesso escolar, pessoal e social. A adolescência é, já por si, uma fase do desenvolvimento marcada pelas inúmeras mudanças que acontecem nas esferas familiares, comunitárias e individuais (Andrade, 2012), tornando-a desde logo uma fase de vulnerabilidade, expondo os jovens ao risco da incerteza, das dúvidas e do imprevisível. Acompanhando isto vêm também situações de vulnerabilidade social e os adolescentes entram num conflito interno de dificuldade de gestão e adaptação ao que estão a experienciar. Porém, o reforço educativo extracurricular surge no sentido de ser um espaço seguro, de proteção para os jovens, no qual se podem atenuar os efeitos dos fatores adversos, nomeadamente por meio da mudança de ambiente em que vivem estas experiências, através do outdoor learning, por exemplo. Desta forma, submetendo-os a sair do seu conforto e a lidar com a imprevisibilidade de forma controlada e acompanhada por educadores, estamos a dotá-los de ferramentas e estratégias adaptativas a adotar quando confrontados com situações desconfortáveis desta índole, sendo assim as aprendizagens significativas que daqui advêm passíveis de serem transferidas para o seu ambiente quotidiano.
This report demonstrates what has been accomplished under the curricular internship of the Master of Science in Education of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra in the Diocesan Caritas of Madrid, under the Erasmus+ Program, held in the 2022/23 school year.This is intended to present projects that respond to the needs identified in the host institution, in the context of extracurricular educational reinforcement as a promoter of a safe space for adolescents who experience situations of social vulnerability and this way, contribute to the permanence in the education system and consequently to school, personal and social success. Adolescence is, itself, a stage of development marked by the numerous changes that occur in the family, community and individual spheres (Andrade, 2012), making it a phase of vulnerability, exposing young people to the risk of uncertainty, doubts and unpredictability. Accompanying this comes also situations of social vulnerability and adolescents enter an internal conflict of difficulty in managing and adapting to what they are experiencing. However, the extra-curricular educational reinforcement appears in the sense of being a safe, protective space for young people, in which the effects of adverse factors can be mitigated, namely by changing the environment in which they live these experiences, through outdoor Learning, for example. In this way, by subjecting them to leave their comfort and dealing with unpredictability in a controlled way and accompanied by educators, we are providing them with adaptive tools and strategies to adopt when faced with uncomfortable situations of this nature, meaningful learning that comes from it can be transferred to their daily environment.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/111143
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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