Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111143
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
dc.contributor.authorFerraz, Ana Rita de Miranda-
dc.date.accessioned2023-12-29T23:00:31Z-
dc.date.available2023-12-29T23:00:31Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111143-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório reporta o que foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra na Cáritas Diocesana de Madrid, ao abrigo do Programa Erasmus+, realizado no ano letivo de 2022/23.Neste pretendem apresentar-se projetos que respondam às necessidades identificadas na instituição de acolhimento, no âmbito do reforço educativo extracurricular como promotor de um espaço seguro para os adolescentes que experienciam situações de vulnerabilidade social e, assim, contribuir para a permanência no sistema de ensino e consequentemente para o sucesso escolar, pessoal e social. A adolescência é, já por si, uma fase do desenvolvimento marcada pelas inúmeras mudanças que acontecem nas esferas familiares, comunitárias e individuais (Andrade, 2012), tornando-a desde logo uma fase de vulnerabilidade, expondo os jovens ao risco da incerteza, das dúvidas e do imprevisível. Acompanhando isto vêm também situações de vulnerabilidade social e os adolescentes entram num conflito interno de dificuldade de gestão e adaptação ao que estão a experienciar. Porém, o reforço educativo extracurricular surge no sentido de ser um espaço seguro, de proteção para os jovens, no qual se podem atenuar os efeitos dos fatores adversos, nomeadamente por meio da mudança de ambiente em que vivem estas experiências, através do outdoor learning, por exemplo. Desta forma, submetendo-os a sair do seu conforto e a lidar com a imprevisibilidade de forma controlada e acompanhada por educadores, estamos a dotá-los de ferramentas e estratégias adaptativas a adotar quando confrontados com situações desconfortáveis desta índole, sendo assim as aprendizagens significativas que daqui advêm passíveis de serem transferidas para o seu ambiente quotidiano.por
dc.description.abstractThis report demonstrates what has been accomplished under the curricular internship of the Master of Science in Education of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra in the Diocesan Caritas of Madrid, under the Erasmus+ Program, held in the 2022/23 school year.This is intended to present projects that respond to the needs identified in the host institution, in the context of extracurricular educational reinforcement as a promoter of a safe space for adolescents who experience situations of social vulnerability and this way, contribute to the permanence in the education system and consequently to school, personal and social success. Adolescence is, itself, a stage of development marked by the numerous changes that occur in the family, community and individual spheres (Andrade, 2012), making it a phase of vulnerability, exposing young people to the risk of uncertainty, doubts and unpredictability. Accompanying this comes also situations of social vulnerability and adolescents enter an internal conflict of difficulty in managing and adapting to what they are experiencing. However, the extra-curricular educational reinforcement appears in the sense of being a safe, protective space for young people, in which the effects of adverse factors can be mitigated, namely by changing the environment in which they live these experiences, through outdoor Learning, for example. In this way, by subjecting them to leave their comfort and dealing with unpredictability in a controlled way and accompanied by educators, we are providing them with adaptive tools and strategies to adopt when faced with uncomfortable situations of this nature, meaningful learning that comes from it can be transferred to their daily environment.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectExtracurricular Educational Reinforcementeng
dc.subjectSchool Successeng
dc.subjectMandatory Educationeng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subjectOutdoor Learningeng
dc.subjectReforço Educativo Extracurricularpor
dc.subjectSucesso Escolarpor
dc.subjectEscolaridade Obrigatória;por
dc.subjectVulnerabilidade Socialpor
dc.subjectOutdoor Learningpor
dc.titleA importância do reforço escolar extracurricular na promoção do sucesso escolar: Práticas educativas promotoras de um espaço seguropor
dc.title.alternativeThe importance of extracurricular educational reinforcement in promoting school success: educational practices promoting a safe spaceeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCáritas Diocesana de Madrid-
degois.publication.titleA importância do reforço escolar extracurricular na promoção do sucesso escolar: Práticas educativas promotoras de um espaço seguropor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203441613-
dc.subject.fosCiências sociais::Educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerraz, Ana Rita de Miranda::0009-0006-1951-5268-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriLima, Carla Pedroso de-
uc.degree.elementojuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros::0000-0003-4425-7011-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de Estágio Ana Rita Ferraz.pdf14.32 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons