Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110639
Título: Uma abordagem DMAIC para a redução de defeitos de maquinagem: Um estudo de caso na indústria automóvel
Outros títulos: A DMAIC approach to reducing machining defects: A case study in the automotive industry
Autor: Santos, André Filipe Ferreira
Orientador: Silva, Cristóvão
Palavras-chave: Six Sigma; DMAIC; Statistical Process Control; Seis Sigma; DMAIC; Controlo Estatístico de Processo
Data: 22-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Uma abordagem DMAIC para a redução de defeitos de maquinagem: Um estudo de caso na indústria automóvel
Local de edição ou do evento: Renault Cacia, S.A.
Resumo: In the current scenario, the industry faces intense competition, and the automotive sector is no exception. The intersection of quality and costs has played an increasingly crucial role in organizations. The Six Sigma (6σ) method, a data-driven approach, is widely used in business and manufacturing sectors to improve efficiency and reduce defects by combining statistical analysis and process improvement techniques through the DMAIC cycle.This document, in collaboration with Renault Cacia S.A., explores the application of the 6σ methodology in the context of an industrial problem related to a specific defect in the differential gearbox known as the "ring gear defect." The main objective is to reduce the defect rate by approximately 40% by employing the DMAIC cycle steps. Through this approach, subprocesses and critical operations - specifically the machining of the differential gearbox's ring gear - associated with the defect's propagation were identified. Focusing on these subprocesses allowed the identification of critical quality factors and other non-conformities present in defective differential gearboxes. During the improvement phase, actions were implemented to address the critical quality factors and eliminate underlying causes of non-conformities. These measures underwent a process of control and monitoring to ensure their long-term effectiveness.As a result of the measures implemented on the production line, there was a reduction in one of the non-conformities associated with the presence of metal shavings in the ring gears of the differential gearbox. This reduction, which was 75% compared to the first quarter, partially contributed to the elimination of another non-conformity associated with the defect under investigation.
Na atual conjuntura, a indústria enfrenta uma competição intensa, sendo o setor automóvel um caso sem exceção. A interseção entre qualidade e custos tem desempenhado um papel cada vez mais crucial nas organizações. O método Seis Sigma (6σ), uma abordagem baseada em dados, é amplamente utilizado em setores de negócios e manufatura para melhorar eficiência e reduzir defeitos, através da combinação de análise estatística e técnicas de melhoria de processos através do ciclo DMAIC.O presente documento, em colaboração com a Renault Cacia S.A., explora a aplicação da metodologia 6σ no âmbito de um problema industrial relacionado com um defeito específico na caixa diferencial, conhecido como defeito de traço de fogo. O objetivo principal é reduzir em cerca de 40% a taxa de defeitos ao empregar as etapas do ciclo DMAIC. Através desta abordagem, foram identificados subprocessos e operações críticas – subprocesso associado à maquinação da coroa da caixa diferencial - ligados à disseminação do defeito. Com o foco nos mesmos, foi permitida a identificação de fatores críticos para a qualidade e outras não conformidades presentes nas caixas diferenciais defeituosas. Durante a fase de melhoria, ações foram implementadas para intervir nos fatores críticos de qualidade e eliminar causas subjacentes às inconformidades. Tais medidas foram sujeitas ao processo de controlo e monitorização para assegurar a sua eficácia a longo prazo.Como resultado das medidas que foram implementadas na linha de produção, existiu uma redução de uma das não conformidades associadas à presença de limalha nas coroas da caixa diferencial. Esta redução situada nos 75% em relação ao primeiro trimestre, permitiu a eliminação parcial de outra não conformidade associada ao defeito em estudo.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110639
Direitos: openAccess
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