Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110506
Título: Comic.txt: Geração de banda desenhada a partir de texto
Outros títulos: Comic.txt: Comics generation from text
Autor: Esteves, Joana Alexandra Ermida
Orientador: Oliveira, Hugo Ricardo Gonçalo
Cunha, João Miguel Andrade Proença da
Palavras-chave: Comics; Generative Art; Natural Language Processing; Computational Co-Creativity; Banda Desenhada; Arte Generativa; Processamento de Linguagem Natural; Co-Criatividade Computacional
Data: 13-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Comic.txt: Geração de banda desenhada a partir de texto
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: A banda desenhada é um meio eficiente e expressivo de se comunicarem histórias e ideias, pela sua composição sucessiva deimagens em conjunto com o texto. A nona arte começou a ser popularizada por meio de jornais em meados do século XIX, onde artistas representavam problemas sociais e políticos na forma de tiras satíricas. Desde jornais, revistas e livros até ao domínio digital, a forma de criar e promover a banda desenhada foi se alterando,influenciada pelos avanços tecnológicos que se foram tornando, cada vez mais, uma parte importante nos processos de criação artística. O cruzamento entre a arte e as tecnologias digitais, não só promoveu mudanças na forma de fazer arte, como incentivou a sua reprodução computacionalmente. Porém, os vários avanços na automatização da banda desenhada na sua íntegra ou de funcionalidades específicas, têm deixado de parte o papel do humano na criação artística. Assim, desenvolvemos uma ferramenta computacional que se posiciona no equilíbrio entre estas duas possibilidades, que gera banda desenhada conjuntamente com o utilizador. Para tal, propusemo-nos a criar um sistema semi-automático de geração de banda desenhada, na qual o utilizador desempenha o papel de co-autor e artista do produto final, e servimo-nos de conhecimentos sobre a banda desenhada e co-criatividade computacional e fizemos uso de tarefas de Processamento de Linguagem Natural. Os resultados gerados pelo sistema revelaram-se promissores, comuma maior taxa de sucesso com textos como contos, e evidenciam oportunidades de expansão do sistema.
Comics are an efficient and expressive way of communicating stories and ideas, given its successive composition of images intertwined with text. The nineth art began by being popularized through newspapers in the middle of the 19th century, where artists depicted social and political issues in the form of a satirical strip. From newspapers, magazines and books to the digital domain, the way of creating and promoting comics has been changing, influenced by the technological advances that have become, more and more, an important part of the artistic creation process. The overlapping of the arts and the digital technologies, not only promoted shifts in the way that art is made, but it also encouraged its reproduction using computers. However, the various advances in the automatization of comics in its entirety or of specific features has left behind the role of the human in the artistic creative process. Thus, wedeveloped a computational tool positioned in the middle of these two possibilities, generating comics alongside the user. For such, we set out to create a comics-generating, semi-automatic system, in which the user plays the role of co-author and artist of the final product, for which we made use of knowledge about comics and computational co-creativity and of Natural Language Processing tasks. The results produced by the systems proved to be promising, with a higher success rate from text like short stories, and they also highlighted the system’s expansion opportunities.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110506
Direitos: openAccess
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