Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110506
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dc.contributor.advisorOliveira, Hugo Ricardo Gonçalo-
dc.contributor.advisorCunha, João Miguel Andrade Proença da-
dc.contributor.authorEsteves, Joana Alexandra Ermida-
dc.date.accessioned2023-11-23T23:01:58Z-
dc.date.available2023-11-23T23:01:58Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110506-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA banda desenhada é um meio eficiente e expressivo de se comunicarem histórias e ideias, pela sua composição sucessiva deimagens em conjunto com o texto. A nona arte começou a ser popularizada por meio de jornais em meados do século XIX, onde artistas representavam problemas sociais e políticos na forma de tiras satíricas. Desde jornais, revistas e livros até ao domínio digital, a forma de criar e promover a banda desenhada foi se alterando,influenciada pelos avanços tecnológicos que se foram tornando, cada vez mais, uma parte importante nos processos de criação artística. O cruzamento entre a arte e as tecnologias digitais, não só promoveu mudanças na forma de fazer arte, como incentivou a sua reprodução computacionalmente. Porém, os vários avanços na automatização da banda desenhada na sua íntegra ou de funcionalidades específicas, têm deixado de parte o papel do humano na criação artística. Assim, desenvolvemos uma ferramenta computacional que se posiciona no equilíbrio entre estas duas possibilidades, que gera banda desenhada conjuntamente com o utilizador. Para tal, propusemo-nos a criar um sistema semi-automático de geração de banda desenhada, na qual o utilizador desempenha o papel de co-autor e artista do produto final, e servimo-nos de conhecimentos sobre a banda desenhada e co-criatividade computacional e fizemos uso de tarefas de Processamento de Linguagem Natural. Os resultados gerados pelo sistema revelaram-se promissores, comuma maior taxa de sucesso com textos como contos, e evidenciam oportunidades de expansão do sistema.por
dc.description.abstractComics are an efficient and expressive way of communicating stories and ideas, given its successive composition of images intertwined with text. The nineth art began by being popularized through newspapers in the middle of the 19th century, where artists depicted social and political issues in the form of a satirical strip. From newspapers, magazines and books to the digital domain, the way of creating and promoting comics has been changing, influenced by the technological advances that have become, more and more, an important part of the artistic creation process. The overlapping of the arts and the digital technologies, not only promoted shifts in the way that art is made, but it also encouraged its reproduction using computers. However, the various advances in the automatization of comics in its entirety or of specific features has left behind the role of the human in the artistic creative process. Thus, wedeveloped a computational tool positioned in the middle of these two possibilities, generating comics alongside the user. For such, we set out to create a comics-generating, semi-automatic system, in which the user plays the role of co-author and artist of the final product, for which we made use of knowledge about comics and computational co-creativity and of Natural Language Processing tasks. The results produced by the systems proved to be promising, with a higher success rate from text like short stories, and they also highlighted the system’s expansion opportunities.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectComicseng
dc.subjectGenerative Arteng
dc.subjectNatural Language Processingeng
dc.subjectComputational Co-Creativityeng
dc.subjectBanda Desenhadapor
dc.subjectArte Generativapor
dc.subjectProcessamento de Linguagem Naturalpor
dc.subjectCo-Criatividade Computacionalpor
dc.titleComic.txt: Geração de banda desenhada a partir de textopor
dc.title.alternativeComic.txt: Comics generation from texteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI-FCTUC-
degois.publication.titleComic.txt: Geração de banda desenhada a partir de textopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203397835-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorEsteves, Joana Alexandra Ermida::0009-0009-8093-4228-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriHardman, Paul David-
uc.degree.elementojuriCastro, João Couceiro e-
uc.degree.elementojuriCunha, João Miguel Andrade Proença da-
uc.contributor.advisorOliveira, Hugo Ricardo Gonçalo-
uc.contributor.advisorCunha, João Miguel Andrade Proença da::0000-0001-6502-3500-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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