Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110489
Título: Relatório de Estágio
Outros títulos: Internship report
Autor: Pereira, Célia Margarida Gomes
Orientador: Alberto, Pedro Almeida Vieira
Palavras-chave: Physics Teaching; Chemistry Teaching; Pedagogical Internship; Ensino de Física; Ensino de Química; Estágio Pedagógico
Data: 29-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio
Local de edição ou do evento: Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha
Resumo: This Internship Report, prepared within the scope of the subject “Pedagogical Internship and Report” of the 2nd year of the Master's Degree in Physics and Chemistry Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, intends to present the work developed by the Internship Student, Célia Margarida Gomes Pereira, during the Pedagogical Internship, held at Escola Secundária Raul Proença, in Caldas da Rainha, in the 2022/2023 academic year. The Pedagogical Internship took place with the 10th CT2 class and began on September 13, 2022, under the Pedagogical Guidance of the Teacher Antónia Gomes. The Scientific Orientation was due to Professor Pedro Alberto in the Physics component and Professor Doctor Sérgio Rodrigues, in the Chemistry component. It ended on June 14, 2023. This Report includes an Introduction, five Chapters, Bibliography and Annexes, which intend to list the majority of activities developed during the Pedagogical Internship and carry out a reflective synthesis of the work developed by the Student Intern throughout the academic year , and being a new experience, it represents your first contact with teaching activity, the functioning of a school and its characteristic challenges.The Introduction refers to the various objectives and skills to be developed by the Student Intern and in which Domains and Subdomains the supervised classes took place.In Chapter I – General framework, the characterization of the school and class and the 10th year Physics and Chemistry program are presented.In Chapter II – Chemistry Component and Chapter III – Physics Component, the Domains and the organization of the regency are presented with the connection to the documents of the supervised teaching activities, with their analysis and reflection, as well as the Research Projects Educational (PIEQ and PIEF) that took place throughout the Internship, and despite being separate disciplines, were projects carried out in an integrated manner with the Internship and developed within the scope of the respective component and are therefore also presented in this Report.In Chapter IV – Non-teaching component, the non-teaching activities in which the Student Intern was involved and participated in a collaborative manner are presented.In Chapter V – Conclusion, a final reflection on the work developed is presented.Finally, the bibliographic references used and the Annexes are indicated, which include all the documents used in teaching the Student Intern, for analysis of this Report.
Este Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da disciplina “Estágio Pedagógico e Relatório” do 2ºano do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende apresentar o trabalho desenvolvido pela Aluna Estagiária, Célia Margarida Gomes Pereira, durante o Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, no ano letivo 2022/2023.O Estágio Pedagógico decorreu com a turma 10ºCT2 e teve início a 13 de setembro de 2022, sob a Orientação Pedagógica da Professora Antónia Gomes. A Orientação Científica deveu-se ao Professor Doutor Pedro Alberto na componente de Física e ao Professor Doutor Sérgio Rodrigues, na componente de Química. Terminou a 14 de junho de 2023.Este Relatório inclui uma Introdução, cinco Capítulos, Bibliografia e Anexos, onde se pretende elencar a generalidade das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico e realizar uma síntese reflexiva do trabalho desenvolvido pela Aluna Estagiária ao longo do ano letivo, e que sendo uma nova experiência, representa o seu primeiro contacto de interação com a atividade letiva, o funcionamento de uma escola e os seus desafios característicos. Na Introdução referem-se os vários objetivos e competências a desenvolver pela Aluna Estagiária e em que Domínios e Subdomínios decorreram as aulas supervisionadas.No Capítulo I – Enquadramento geral, apresenta-se a caracterização da escola e da turma e o programa de Física e Química do 10º ano.No Capítulo II – Componente de Química e no Capítulo III – Componente de Física apresentam-se os Domínios e a organização das regências com a ligação aos documentos das atividades letivas de ensino supervisionado, com a sua análise e reflexão, bem como os Projetos de Investigação Educacional (PIEQ e PIEF) que decorreram ao longo do Estágio, e que apesar de serem disciplinas separadas, foram projetos realizados de forma integrada com o Estágio e desenvolvidos no âmbito da componente respetiva e por isso também se apresentam neste Relatório.No Capítulo IV – Componente não letiva, apresentam-se as atividades não letivas em que a Aluna Estagiária esteve envolvida e participou de forma colaborativa. No Capítulo V – Conclusão, apresenta-se uma reflexão final sobre o trabalho desenvolvido. Por último, são indicadas as Referências bibliográficas utilizadas e os Anexos, onde se incluem todos os documentos usados na lecionação da Aluna Estagiária, para análise do presente Relatório.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110489
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Relatório de estágio_Célia Pereira.pdf43.86 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

28
Visto em 29/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons