Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110472
Título: Analysis of Multi-tenancy in Data Warehouse Databases
Outros títulos: Análise sobre Multi-tenancy em bases de dados Data Warehouse
Autor: Sousa, Eurico José Pereira de
Orientador: Araújo, Filipe João Boavida Mendonça Machado de
Palavras-chave: Alexa; Análise; Data-Warehouse; Multi-tenancy; Porte; Alexa; Analysis; Data-warehouse; Multi-tenancy; Porting
Data: 11-Set-2023
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP/00326/2020/PT
Título da revista, periódico, livro ou evento: Analysis of Multi-tenancy in Data Warehouse Databases
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: O software desempenha um papel fundamental no progresso de diversasindústrias e empresas. Conforme as organizações procuram otimizar operaçõese reduzir custos, verifica-se um aumento na migração de infraestruturas locaispara soluções baseadas na cloud. O Software como Serviço (SaaS) toma partidode multi-tenancy, onde vários clientes utilizam a mesma infraestrutura, mas comconfigurações e dados exclusivos, melhorando a escalabilidade e a eficiência, re-duzindo os custos.Com este estágio eu implemento multi-tenancy no microsserviço analítico,Alexa, no ASOP do ALB, como parte do projeto POWER. Isto envolve alargar osuporte de várias APIs e da camada de persistência de dados para tal, o que cor-responde à primeira fase deste trabalho, e que pretende fornecer conhecimentospráticos para a análise em multi-tenancy apresentada no parágrafo anterior, querepresenta o ponto fulcral desta dissertação.A partir da etapa anterior, segue-se o ponto fulcral desta dissertação que cor-responde a uma análise aprofundada de três abordagens distintas para a imple-mentação de multi-tenancy em bases de dados do tipo data warehouse, concentrando-se no desempenho de throughput, na privacidade em termos de isolamento dedados e na complexidade geral das abordagens. O estudo segue as directrizesdelineadas pela Benchmark do TPC-H e concentra-se na camada de persistência,estabelecendo as bases para o desenvolvimento de uma ferramenta de porte ca-paz de automatizar o processo de converter sistemas baseados na cloud de single-tenant para multi-tenant.
O software desempenha um papel fundamental no progresso de diversasindústrias e empresas. Conforme as organizações procuram otimizar operaçõese reduzir custos, verifica-se um aumento na migração de infraestruturas locaispara soluções baseadas na cloud. O Software como Serviço (SaaS) toma partidode multi-tenancy, onde vários clientes utilizam a mesma infraestrutura, mas comconfigurações e dados exclusivos, melhorando a escalabilidade e a eficiência, re-duzindo os custos.Com este estágio eu implemento multi-tenancy no microsserviço analítico,Alexa, no ASOP do ALB, como parte do projeto POWER. Isto envolve alargar osuporte de várias APIs e da camada de persistência de dados para tal, o que cor-responde à primeira fase deste trabalho, e que pretende fornecer conhecimentospráticos para a análise em multi-tenancy apresentada no parágrafo anterior, querepresenta o ponto fulcral desta dissertação.A partir da etapa anterior, segue-se o ponto fulcral desta dissertação que cor-responde a uma análise aprofundada de três abordagens distintas para a imple-mentação de multi-tenancy em bases de dados do tipo data warehouse, concentrando-se no desempenho de throughput, na privacidade em termos de isolamento dedados e na complexidade geral das abordagens. O estudo segue as directrizesdelineadas pela Benchmark do TPC-H e concentra-se na camada de persistência,estabelecendo as bases para o desenvolvimento de uma ferramenta de porte ca-paz de automatizar o processo de converter sistemas baseados na cloud de single-tenant para multi-tenant.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110472
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Eurico José Pereira de Sousa.pdf2.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

41
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons