Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/110425
Título: | Pedagogia, práticas pedagógicas e educação antirracista | Autor: | Silva, Marcos Antonio Batista da | Palavras-chave: | Pedagogia; Currículo; Raça; Antirracismo; Universidade; Pedagogy; Curriculum; Race; Anti-racism; University | Data: | 2023 | Editora: | Currículo sem Fronteiras | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Currículo sem Fronteiras | Volume: | 23 | Resumo: | Este artigo analisa o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e entrevistas com docentes e estudantes, realizadas no período de 2018 e 2019, focalizando as relações étnico-raciais e descolonização. Busca compreender avanços e desafios das culturas acadêmicas, curriculares e epistemológicas em benefício de uma educação antirracista, considerando a obrigatoriedade da introdução do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no sistema educacional brasileiro. O trabalho está fundamentado nos estudos sobre raça e antirracismo (GOMES, 2012), descolonização (GROSFOGUEL, 2016) e currículo (YOUNG, 2014; RÉGIS, 2018) e no referencial teórico-metodológico de Van Dijk (1999). As análises sugerem a ampliação da produção de conhecimento sobre raça, racismo, antirracismo e descolonização, por meio de disciplinas obrigatórias no curso de Pedagogia, objetivando amplificar as narrativas da história e cultura da população negra e dos povos indígenas com um conteúdo programático que contemple o combate ao racismo. This article analyzes the curriculum of the Pedagogy course at the Federal University of Rio de Janeiro, the Course Pedagogical Project (PPC) and interviews with professors and students, carried out in the period of 2018 and 2019, focusing on ethnic-racial relations and decolonization. It seeks to understand the advances and challenges of academic, curricular and epistemological cultures for the benefit of an anti-racist education, considering the mandatory introduction of the teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Brazilian educational system. The work is based on studies on race and anti-racism (GOMES, 2012), decolonization (GROSFOGUEL, 2016) and curriculum (YOUNG, 2014; RÉGIS, 2018) and on the theoretical-methodological framework of Van Dijk (1999). The analyzes suggest expanding the production of knowledge about race, racism, anti-racism and decolonization, through mandatory subjects in the Pedagogy course, aiming to expand the narratives of the history and culture of the black population and indigenous peoples with a programmatic content that contemplates the combating racism. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/110425 | ISSN: | 1645-1384 | DOI: | 10.35786/1645-1384.v23.1832 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia praticas pedagogicas e educacao antirracista.pdf | 425.39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
120
Visto em 8/mai/2024
Downloads
68
Visto em 8/mai/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.