Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110360
Título: Dinâmicas da Geosfera e Biosfera: Estruturas profundas da Terra e absorção de matéria pelos seres Heterotróficos
Outros títulos: Dynamics of the Geosphere and Biosphere: Deep structures of the Earth and absorption of matter by Heterotrophic beings
Autor: Brazão, Iolanda Paula Gonçalves
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Palavras-chave: Pratical activities; Pedagogical training; Internal structure of the geosphere; Ingestion; Digestion; Atividades práticas; Estágio pedagógico; Estrutura interna da Geosfera; Ingestão; Digestão
Data: 28-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Dinâmicas da Geosfera e Biosfera: Estruturas profundas da Terra e absorção de matéria pelos seres Heterotróficos
Local de edição ou do evento: Escola Básica e Secundária Doutor Maurílio da Silva Dantas
Resumo: The pedagogical report refers to the curricular unit Pedagogical Training and Report of the Master's in Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, held in the academic year 2022/2023, at Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Basic and Secondary School, located in the municipality of Câmara de Lobos, Madeira Island. The pedagogical training represents a crucial stage in a teacher's academic training, during which an interconnection is established between theory and teaching practice, promoting a transition between planning and that teaching practice. In this path, a reflection and a continuous evaluation of the teaching methods and strategies used are essential, considering the type of students, to have a higher quality of teaching and learning. The main objectives of this report were: to consolidate and deepen the scientific content on “Teaching Science, Geology and Biology” related to the didactic units “Internal structure of the Geosphere” and “Obtaining matter by heterotrophic beings” taught in the 10th grade and “Fossils. The history of the Earth” taught in the 7th grade; to describe the strategies and resources implemented in the classes; to analyze the impact of strategies and resources on learning; to assess students' learning; and to reflect on teaching practices and on the pedagogical training. In this report, all the activities carried out during the school year are indicated, as well as some reflections and critical analyses. In solving the practical paper and pencil activities, the students showed knowledge and understanding regarding the contents taught. Assessments were also carried out on the performance and attitudes of the 10th and 7th year students in the practical activities of Geology and Biology that they conducted with students of the 1st cycle. Evaluations were also carried out on the performance and attitudes of 10th and 7th year students in the practical activities of Geology and Biology that they carried out with students of the 1st Cycle. The students revealed to have organization, motivation, creativity, clarity in exposing the contents and cleaning the laboratory materials after carrying out the activities. During all the activities carried out throughout the pedagogical training, the students, in general, had a good behavior and were very participative, completing all the activities successfully and with significant learning.
O relatório pedagógico é referente à unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do Mestrado de ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no ano letivo de 2022/2023, na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, localizada no concelho de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira.O estágio pedagógico representa uma etapa crucial na formação académica de um professor, no decorrer da qual se estabelece uma interligação entre a teoria e a prática letiva, promovendo-se uma transição entre a planificação e essa prática letiva. Neste percurso, é essencial a reflexão e avaliação contínua dos métodos de ensino e estratégias utilizados, tendo em conta o tipo de alunos, para que haja uma maior qualidade de ensino e aprendizagem. Os objetivos principais deste relatório foram: consolidar e aprofundar os conteúdos científicos sobre “Ensinar Ciências, Geologia e Biologia” relacionados com as unidades didáticas “Estrutura interna da Geosfera” e “Obtenção da matéria pelos seres heterotróficos” lecionadas no 10º e “Os fósseis. A história da Terra” lecionado no 7º ano; descrever as estratégias e recursos implementados nas aulas; analisar o impacto das estratégias e recursos na aprendizagem; avaliar as aprendizagens dos alunos; fazer uma reflexão sobre as práticas letivas e o estágio pedagógico. Neste relatório estão indicadastodas as atividades realizadas no decorrer do ano letivo assim como algumas reflexões e análises críticas. Na resolução das atividades práticas de papel e lápis, os alunos mostraram conhecimento e entendimento relativamente aos conteúdos lecionados. Foramainda realizadas as avaliações no desempenho e atitudes dos alunos de 10.º ano e 7.º ano nas atividades práticas de Geologia e Biologia que estes realizaram com alunos do 1.º Ciclo. Os alunos revelaram ter organização, motivação, criatividade, clareza na exposição dos conteúdos e limpeza dos materiais de laboratório após a realização das atividades. Durante todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, os alunos, de uma forma geral, tiveram um bom comportamento e foram muito participativos, concluindotodas atividades com sucesso e com aprendizagem significativa
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110360
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato Entrar
Relatório Iolanda versão corrigida.pdf6.89 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

24
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons