Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110360
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
dc.contributor.authorBrazão, Iolanda Paula Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-11-20T23:07:10Z-
dc.date.available2023-11-20T23:07:10Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-11-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110360-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe pedagogical report refers to the curricular unit Pedagogical Training and Report of the Master's in Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, held in the academic year 2022/2023, at Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Basic and Secondary School, located in the municipality of Câmara de Lobos, Madeira Island. The pedagogical training represents a crucial stage in a teacher's academic training, during which an interconnection is established between theory and teaching practice, promoting a transition between planning and that teaching practice. In this path, a reflection and a continuous evaluation of the teaching methods and strategies used are essential, considering the type of students, to have a higher quality of teaching and learning. The main objectives of this report were: to consolidate and deepen the scientific content on “Teaching Science, Geology and Biology” related to the didactic units “Internal structure of the Geosphere” and “Obtaining matter by heterotrophic beings” taught in the 10th grade and “Fossils. The history of the Earth” taught in the 7th grade; to describe the strategies and resources implemented in the classes; to analyze the impact of strategies and resources on learning; to assess students' learning; and to reflect on teaching practices and on the pedagogical training. In this report, all the activities carried out during the school year are indicated, as well as some reflections and critical analyses. In solving the practical paper and pencil activities, the students showed knowledge and understanding regarding the contents taught. Assessments were also carried out on the performance and attitudes of the 10th and 7th year students in the practical activities of Geology and Biology that they conducted with students of the 1st cycle. Evaluations were also carried out on the performance and attitudes of 10th and 7th year students in the practical activities of Geology and Biology that they carried out with students of the 1st Cycle. The students revealed to have organization, motivation, creativity, clarity in exposing the contents and cleaning the laboratory materials after carrying out the activities. During all the activities carried out throughout the pedagogical training, the students, in general, had a good behavior and were very participative, completing all the activities successfully and with significant learning.eng
dc.description.abstractO relatório pedagógico é referente à unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do Mestrado de ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no ano letivo de 2022/2023, na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, localizada no concelho de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira.O estágio pedagógico representa uma etapa crucial na formação académica de um professor, no decorrer da qual se estabelece uma interligação entre a teoria e a prática letiva, promovendo-se uma transição entre a planificação e essa prática letiva. Neste percurso, é essencial a reflexão e avaliação contínua dos métodos de ensino e estratégias utilizados, tendo em conta o tipo de alunos, para que haja uma maior qualidade de ensino e aprendizagem. Os objetivos principais deste relatório foram: consolidar e aprofundar os conteúdos científicos sobre “Ensinar Ciências, Geologia e Biologia” relacionados com as unidades didáticas “Estrutura interna da Geosfera” e “Obtenção da matéria pelos seres heterotróficos” lecionadas no 10º e “Os fósseis. A história da Terra” lecionado no 7º ano; descrever as estratégias e recursos implementados nas aulas; analisar o impacto das estratégias e recursos na aprendizagem; avaliar as aprendizagens dos alunos; fazer uma reflexão sobre as práticas letivas e o estágio pedagógico. Neste relatório estão indicadastodas as atividades realizadas no decorrer do ano letivo assim como algumas reflexões e análises críticas. Na resolução das atividades práticas de papel e lápis, os alunos mostraram conhecimento e entendimento relativamente aos conteúdos lecionados. Foramainda realizadas as avaliações no desempenho e atitudes dos alunos de 10.º ano e 7.º ano nas atividades práticas de Geologia e Biologia que estes realizaram com alunos do 1.º Ciclo. Os alunos revelaram ter organização, motivação, criatividade, clareza na exposição dos conteúdos e limpeza dos materiais de laboratório após a realização das atividades. Durante todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, os alunos, de uma forma geral, tiveram um bom comportamento e foram muito participativos, concluindotodas atividades com sucesso e com aprendizagem significativapor
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPratical activitieseng
dc.subjectPedagogical trainingeng
dc.subjectInternal structure of the geosphereeng
dc.subjectIngestioneng
dc.subjectDigestioneng
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectEstrutura interna da Geosferapor
dc.subjectIngestãopor
dc.subjectDigestãopor
dc.titleDinâmicas da Geosfera e Biosfera: Estruturas profundas da Terra e absorção de matéria pelos seres Heterotróficospor
dc.title.alternativeDynamics of the Geosphere and Biosphere: Deep structures of the Earth and absorption of matter by Heterotrophic beingseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica e Secundária Doutor Maurílio da Silva Dantas-
degois.publication.titleDinâmicas da Geosfera e Biosfera: Estruturas profundas da Terra e absorção de matéria pelos seres Heterotróficospor
dc.date.embargoEndDate2025-09-27-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-09-27*
dc.identifier.tid203392841-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores (Biologia e Geologia)-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Ciências da Terra-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBrazão, Iolanda Paula Gonçalves::0009-0002-4477-8554-
uc.degree.classification12-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriSantos, Paulo Fernando Martins dos-
uc.degree.elementojuriAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.degree.elementojuriCastro, Lígia Nunes de Sousa Pereira de-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
item.grantfulltextembargo_20250927-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat Login
Relatório Iolanda versão corrigida.pdf6.89 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

24
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons