Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110028
Título: O Programa Erasmus+ como estratégia de internacionalização do Ensino Superior
Outros títulos: The Erasmus+ Program as a Higher Education Internationalization Strategy
Autor: Pereira, Ricardo Matias Pinto Velho
Orientador: Lopes, Dulce Margarida Jesus
Palavras-chave: Ensino Superior; Internacionalização; Erasmus+; Universidade de Coimbra; Higher Education; Internationalization; Erasmus+; University of Coimbra
Data: 19-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Programa Erasmus+ como estratégia de internacionalização do Ensino Superior
Local de edição ou do evento: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Resumo: A internacionalização no âmbito do Ensino Superior encontra as suas primeiras manifestações no século XII, tendo evoluído significativamente e tomado força nos últimos 30 anos. Num mundo pautado pela globalização, a internacionalização do Ensino Superior representa uma estratégia fundamental para os governos europeus e nacionais, uma vez que, a promoção do conhecimento é um fator decisivo para a inovação e competitividade na economia global. A centralidade da educação e da sociedade do conhecimento contribuíram para o desenvolvimento e competitividade entre países, promovendo a criação do Programa Erasmus+ e a reforma do sistema de Ensino Superior europeu pelo Processo de Bolonha. Neste contexto, analisa-se a internacionalização do Ensino Superior, abordando a sua evolução histórica, conceptualização, problematização, definição das motivações e das suas estratégias. Analisa-se também, de um ponto de vista histórico, político e legal, o Processo de Bolonha e a implementação do Espaço Europeu de Ensino Superior. Investiga-se ainda, o Programa Erasmus+, estudando o seu crescimento, evolução, gestão e implementação. Assim, a presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do Programa Erasmus+ na internacionalização do Ensino Superior, investigando os diversos contributos desta estratégia europeia. A escolha do tema prende-se com o estágio curricular realizado na Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, a partir do qual se desenvolveu um estudo comparativo da mobilidade académica na UC, entre 2014 e 2020, de maneira a perceber o impacto das estratégias do Programa Erasmus+ no número de estudantes outgoing e incoming.Conclui-se que o Programa Erasmus representa o ponto de partida das estratégias de internacionalização do ES na atualidade, incentivando através dos seus financiamentos, a mobilidade académica e a formação de redes internacionais. Deste modo, contribuiu para a cooperação, inovação, competitividade e prestígio das IES, para uma melhoria dos currículos com o desenvolvimento de novas competências e conhecimentos dos participantes, fomentando a empregabilidade e a criação de identidade europeia. Como resultado da análise comparativa à mobilidade dos estudantes na UC, conclui-se que 67% dos 8687 estudantes em mobilidade entre 2014 e 2020 eram incoming, enquanto 33% destes eram outgoing.
The internationalization of Higher Education has its first manifestations in the 12th century, but it gained strength in the last 30 years. In a world marked by globalization, the internationalization of Higher Education represents a key strategy for european and national governments, since the promotion of knowledge is a decisive factor for innovation and competitiveness in the global economy. The centrality of education and the knowledge society has contributed to the development and competitiveness among countries, promoting the creation of the Erasmus+ Program and reforming the European Higher Education system through the Bologna Process. In this context, the internationalization of Higher Education is analyzed, addressing its historical evolution, conceptualization, problematization, definition of motivations and strategies. From a historical, political and legal point of view, the Bologna Process and the implementation of the European Higher Education Area are also analyzed. The Erasmus+ Program is also investigated, aiming to study its growth, evolution, management and implementation. Thus, this research has the purpose of analyzing the impact of the Erasmus+ Program on the internationalization of Higher Education, investigating the contributions of this european strategy. The choice of topic is related to the curricular internship developed in the International Relations Unit of the University of Coimbra, from which was developed a comparative study of academic mobility in the UC, between 2014-2020, to understand the impact of the Erasmus+ strategies on the number of outgoing and incoming students.This research concluded that the Erasmus Program represents the starting point of the internationalization strategies of the Higher Education nowadays, encouraging through its funding, the academic mobility and formation of international networks. In this way, it has contributed to the cooperation, innovation, competitiveness and prestige of HEIs, to an improvement of the curriculum with the development of new skills and knowledge of the participants, promoting the employability and the creation of european identity. As a result of the student’s mobility at UC’s analyses, it was concluded that 67% of the 8687 students in mobility between 2014 and 2020 were incoming, while 33% were outgoing.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Público-Privada apresentado à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/110028
Direitos: openAccess
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