Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109949
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSeabra-Santos, Maria João-
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena Fonseca-
dc.date.accessioned2023-11-08T09:34:42Z-
dc.date.available2023-11-08T09:34:42Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn0102-7972pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/109949-
dc.description.abstractO presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento de questões relativas ao acordo entre pais e educadores quando avaliam o desenvolvimento infantil e com o grau em que estas avaliações estão relacionadas com aptidões cognitivas das crianças. Cento e setenta e três crianças pré-escolares foram classificadas de modo independente por pais e por educadores em diferentes áreas do desenvolvimento e os resultados na WPPSI-R foram tomados como critério externo. A idade e o género das crianças foram considerados nas análises realizadas. O grau de acordo entre informadores revelou-se baixo a moderado. Em comparação com os educadores, os pais classificam os seus filhos como mais desenvolvidos. Algumas dimensões do desenvolvimento (e.g. aprendizagem) encontram-se mais relacionadas com o desempenho na WPPSI-R do que outras. Os resultados são discutidos quanto às suas implicações para a avaliação psicológica de crianças pré-escolares.pt
dc.description.abstractThis paper addresses issues related to the agreement between parents and teachers when they assess children’s development, and to what extend those assessments are related to children’s cognitive abilities. A hundred seventy three preschoolers were independently classified by their parents and teachers regarding different developmental domains. The results on the WPPSI-R test were taken as an external criterion to evaluate the accuracy of the parents’ ratings. Children’s age and gender were considered in the analysis. Inter-rater agreement is low to moderate. Compared with teachers, parents systematically rate their children as more developed. Some dimensions of development (e.g. learning) are more related to performance on the WPPSIR than others. Results are discussed regarding their implications to the psychological assessment of preschoolers.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherSpringer Naturept
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectAcordo entre avaliadorespt
dc.subjectavaliação do desenvolvimentopt
dc.subjectpaispt
dc.subjecteducadorespt
dc.subjectWPPSI-Rpt
dc.subjectInter-rater agreementpt
dc.subjectdevelopmental assessmentpt
dc.subjectparentspt
dc.subjectteacherspt
dc.subjectWPPSI-Rpt
dc.titlePais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares?pt
dc.title.alternativeParents, teachers and tests: Do they agree in the assessment of preschoolers' abilities?pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage203pt
degois.publication.lastPage211pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.titlePsicologia: Reflexao e Criticapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722012000200001pt
degois.publication.volume25pt
dc.date.embargo2012-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-5035-0816-
crisitem.author.orcid0000-0002-6680-9289-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

46
checked on May 8, 2024

Download(s)

4
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons