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Título: Falamos da mesma criança? Concordância mãe - pai - professores na avaliação do temperamento de crianças portuguesas
Outros títulos: Is that the same child? Parents' and teachers' agreement in temperament assessment of portuguese children
Autor: Seabra-Santos, Maria João 
Almeida, Margarida Sousa 
Palavras-chave: Concordância inter-avaliador; questionários; temperamento; pré-escolar; Inter-rater agreement; rating scales; temperament; preschooler
Data: 2014
Editora: Springer Nature
Título da revista, periódico, livro ou evento: Psicologia: Reflexao e Critica
Volume: 27
Número: 1
Resumo: Com este trabalho pretendeu-se analisar o grau de concordância entre diferentes informadores – mães, pais, professores do ensino regular e dos apoios educativos (quando aplicável) – na avaliação do temperamento de crianças com 2 a 7 anos de idade. O estudo incidiu sobre uma amostra de 138 crianças, distribuídas por quatro grupos com diferentes características desenvolvimentais: síndrome de Down, Autismo, Nascimento Prematuro e Desenvolvimento Normal. Os informadores preencheram a Temperament Assessment Battery for Children - Revised nas versões para pais ou para professores. Encontraram-se correlações elevadas entre informadores que observam a criança no mesmo contexto e baixas entre avaliações de adultos pertencentes a contextos diferentes. Os resultados são discutidos em função das suas possíveis implicações para a avaliação do temperamento de crianças.
This study was intended to address the issue of convergence between informants (mother, father, regular teacher and special education teacher, whenever applicable) when assessing the temperament of children between 2 and 7 years old. The study was based on a sample of 138 children, distributed into four groups with different developmental characteristics: Down syndrome, Autism, Premature Birth, and Normal Development. Informants fi lled in the Temperament Assessment Battery for Children - Revised in its parents’ or teachers’ versions. Whereas correlations between assessments made by adults of different contexts were low, high correlations were found between informants who observe the child in the same context. Results are discussed in terms of their possible implications for the assessment of children’s temperament.
URI: https://hdl.handle.net/10316/109652
ISSN: 0102-7972
DOI: 10.1590/S0102-79722014000100002
Direitos: openAccess
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