Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108971
Título: Variáveis individuais e familiares: Impacto nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolar
Outros títulos: Individual and family variables: Impact on behavior problems in preschool children
Autor: Costa, João Pedro Moniz
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Major, Sofia de Oliveira
Palavras-chave: PKBS-2; Pré-escolar; Problemas de comportamento; Variáveis individuais; Variáveis familiares; PKBS-2; Preschool; Behavior problems; Individual variables; Family variables
Data: 20-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Variáveis individuais e familiares: Impacto nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolar
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A intervenção precoce nos problemas de comportamento é essencial, o que justifica o seu estudo na idade pré-escolar. Neste sentido, encontra-se documentado na literatura o impacto que diversas variáveis têm no surgimento de problemas de comportamento, manutenção e no risco que representam para a saúde mental desta faixa etária. O presente estudo tem como objetivo estudar o impacto de variáveis individuais (e.g., sexo e idade da criança) e familiares (e.g., dimensão da fratria e nível socioeconómico) nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolar. Vinte e oito educadoras de infância avaliaram 403 crianças (M = 4.41 anos; DP = 0.84) das suas salas com a escala de Problemas de Comportamento da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados indicam que, das várias variáveis individuais e familiares estudadas, o sexo da criança foi a única variável que demonstrou ser um preditor de problemas de comportamento, sendo que os meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizados e internalizados. Atendendo à relevância do estudo dos problemas de comportamento nas crianças em idade pré-escolar, é discutida a necessidade de mais investigação nesta área.Early intervention in behavior problems is essential, which justifies its study in the preschool age. In this regard, the literature documents the impact that several variables have on the emergence of behavior problems, maintenance, and risk they pose to the mental health of this age group. This study aims to investigate the impact of individual (e.g., child’s gender and age) and family variables (e.g., sibling size and socioeconomic level) on behavior problems in preschool children. Twenty-eight preschool teachers evaluated 403 children (M = 4.41 years; SD = 0.84) from their classrooms using the Behavior Problems scale of the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). The results indicate that, among the various individual and family variables studied, the child's gender was the only variable that emerged as a predictor of behavior problems, with boys exhibiting more externalizing and internalizing behavior problems. Considering the relevance of studying behavior problems in preschool children, the need for further research in this field is discussed.
Early intervention in behavior problems is essential, which justifies its study in the preschool age. In this regard, the literature documents the impact that several variables have on the emergence of behavior problems, maintenance, and risk they pose to the mental health of this age group. This study aims to investigate the impact of individual (e.g., child’s gender and age) and family variables (e.g., sibling size and socioeconomic level) on behavior problems in preschool children. Twenty-eight preschool teachers evaluated 403 children (M = 4.41 years; SD = 0.84) from their classrooms using the Behavior Problems scale of the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). The results indicate that, among the various individual and family variables studied, the child's gender was the only variable that emerged as a predictor of behavior problems, with boys exhibiting more externalizing and internalizing behavior problems. Considering the relevance of studying behavior problems in preschool children, the need for further research in this field is discussed.A intervenção precoce nos problemas de comportamento é essencial, o que justifica o seu estudo na idade pré-escolar. Neste sentido, encontra-se documentado na literatura o impacto que diversas variáveis têm no surgimento de problemas de comportamento, manutenção e no risco que representam para a saúde mental desta faixa etária. O presente estudo tem como objetivo estudar o impacto de variáveis individuais (e.g., sexo e idade da criança) e familiares (e.g., dimensão da fratria e nível socioeconómico) nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolar. Vinte e oito educadoras de infância avaliaram 403 crianças (M = 4.41 anos; DP = 0.84) das suas salas com a escala de Problemas de Comportamento da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados indicam que, das várias variáveis individuais e familiares estudadas, o sexo da criança foi a única variável que demonstrou ser um preditor de problemas de comportamento, sendo que os meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizados e internalizados. Atendendo à relevância do estudo dos problemas de comportamento nas crianças em idade pré-escolar, é discutida a necessidade de mais investigação nesta área.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/108971
Direitos: openAccess
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