Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108971
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dc.contributor.advisorSilva, José Manuel Tomás-
dc.contributor.advisorMajor, Sofia de Oliveira-
dc.contributor.authorCosta, João Pedro Moniz-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:00:25Z-
dc.date.available2023-09-26T22:00:25Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108971-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA intervenção precoce nos problemas de comportamento é essencial, o que justifica o seu estudo na idade pré-escolar. Neste sentido, encontra-se documentado na literatura o impacto que diversas variáveis têm no surgimento de problemas de comportamento, manutenção e no risco que representam para a saúde mental desta faixa etária. O presente estudo tem como objetivo estudar o impacto de variáveis individuais (e.g., sexo e idade da criança) e familiares (e.g., dimensão da fratria e nível socioeconómico) nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolar. Vinte e oito educadoras de infância avaliaram 403 crianças (M = 4.41 anos; DP = 0.84) das suas salas com a escala de Problemas de Comportamento da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados indicam que, das várias variáveis individuais e familiares estudadas, o sexo da criança foi a única variável que demonstrou ser um preditor de problemas de comportamento, sendo que os meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizados e internalizados. Atendendo à relevância do estudo dos problemas de comportamento nas crianças em idade pré-escolar, é discutida a necessidade de mais investigação nesta área.Early intervention in behavior problems is essential, which justifies its study in the preschool age. In this regard, the literature documents the impact that several variables have on the emergence of behavior problems, maintenance, and risk they pose to the mental health of this age group. This study aims to investigate the impact of individual (e.g., child’s gender and age) and family variables (e.g., sibling size and socioeconomic level) on behavior problems in preschool children. Twenty-eight preschool teachers evaluated 403 children (M = 4.41 years; SD = 0.84) from their classrooms using the Behavior Problems scale of the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). The results indicate that, among the various individual and family variables studied, the child's gender was the only variable that emerged as a predictor of behavior problems, with boys exhibiting more externalizing and internalizing behavior problems. Considering the relevance of studying behavior problems in preschool children, the need for further research in this field is discussed.por
dc.description.abstractEarly intervention in behavior problems is essential, which justifies its study in the preschool age. In this regard, the literature documents the impact that several variables have on the emergence of behavior problems, maintenance, and risk they pose to the mental health of this age group. This study aims to investigate the impact of individual (e.g., child’s gender and age) and family variables (e.g., sibling size and socioeconomic level) on behavior problems in preschool children. Twenty-eight preschool teachers evaluated 403 children (M = 4.41 years; SD = 0.84) from their classrooms using the Behavior Problems scale of the Portuguese version of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). The results indicate that, among the various individual and family variables studied, the child's gender was the only variable that emerged as a predictor of behavior problems, with boys exhibiting more externalizing and internalizing behavior problems. Considering the relevance of studying behavior problems in preschool children, the need for further research in this field is discussed.A intervenção precoce nos problemas de comportamento é essencial, o que justifica o seu estudo na idade pré-escolar. Neste sentido, encontra-se documentado na literatura o impacto que diversas variáveis têm no surgimento de problemas de comportamento, manutenção e no risco que representam para a saúde mental desta faixa etária. O presente estudo tem como objetivo estudar o impacto de variáveis individuais (e.g., sexo e idade da criança) e familiares (e.g., dimensão da fratria e nível socioeconómico) nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolar. Vinte e oito educadoras de infância avaliaram 403 crianças (M = 4.41 anos; DP = 0.84) das suas salas com a escala de Problemas de Comportamento da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados indicam que, das várias variáveis individuais e familiares estudadas, o sexo da criança foi a única variável que demonstrou ser um preditor de problemas de comportamento, sendo que os meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizados e internalizados. Atendendo à relevância do estudo dos problemas de comportamento nas crianças em idade pré-escolar, é discutida a necessidade de mais investigação nesta área.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPKBS-2por
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectProblemas de comportamentopor
dc.subjectVariáveis individuaispor
dc.subjectVariáveis familiarespor
dc.subjectPKBS-2eng
dc.subjectPreschooleng
dc.subjectBehavior problemseng
dc.subjectIndividual variableseng
dc.subjectFamily variableseng
dc.titleVariáveis individuais e familiares: Impacto nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolarpor
dc.title.alternativeIndividual and family variables: Impact on behavior problems in preschool childreneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleVariáveis individuais e familiares: Impacto nos problemas de comportamento de crianças em idade pré-escolarpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203357760-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, João Pedro Moniz::0009-0000-2025-0347-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSantos, Maria João Rama Seabra-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriMajor, Sofia-
uc.contributor.advisorSilva, José Manuel Tomás-
uc.contributor.advisorMajor, Sofia de Oliveira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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