Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108474
Título: As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
Outros títulos: Metacognition Strategies in the Reading of Poetic Texts
Autor: Marques, Carolina da Fonseca Matias
Orientador: Machado, Ana Maria Silva
Palavras-chave: ensino da literatura; estratégias de metacognição; imagens sensoriais; questioning; antecipações e inferências; literature teaching; metacognition strategies; sensory images; questioning; predictions and inferences
Data: 25-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: This internship report is part of the master’s degree in Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, which theme is “Metacognition Strategies in the Poetic Texts Reading”.In the first part, we characterise and reflect on the internship context.The second part develops the IR theme: adapting and applying a range of metacognition strategies set by Judi Moreillon in “Collaborative strategies for teaching reading comprehension – maximising your impact” (2007) to a 12th-grade class.Here, we also describe the three didactizations: first, “sensory images”; second, “questioning”; and third, “anticipations and inferences”. After each description, we analyse the associated data.Then, the final considerations arise: by recovering the data already analysed, we reflect again on the results of metacognition strategies application in the supervised pedagogical practice group. In addition, we also discuss some of the problems that have arisen and propose possible ways to avoid them in future applications of these and other metacognition strategies........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e é subordinado ao tema “As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos”. Na primeira parte, caracteriza-se o contexto em que foi realizado o estágio e faz-se uma reflexão sobre o mesmo.Na segunda parte, desenvolve-se o tema do relatório de estágio. Trata-se da adaptação e aplicação de um conjunto de estratégias de metacognição sugeridas por Judi Moreillon em “Collaborative strategies for teaching reading comprehension – maximizing your impact” (2007) a uma turma de 12.º ano. Descrevem-se, também, as três didatizações subordinadas ao tema do RE: a primeira, da estratégia de metacognição “imagens sensoriais”; a segunda, da estratégia de metacognição “questioning”; e a terceira, da estratégia de metacognição “antecipações e inferências”. Após cada descrição, analisam-se as respostas mais relevantes dos alunos, bem como os dados que lhe estão associados. Por fim, surgem as considerações finais: a partir dos dados já analisados, sintetizam-se os resultados da aplicação de estratégias de metacognição na turma da prática pedagógica supervisionada. Para além disso, reflete-se sobre o estudo realizado e sugerem-se possíveis formas de evitar problemas em aplicações futuras destas e outras estratégias de metacognição.............................................................................................................................
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108474
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
CarolinaMarques_versaofinal.pdf9.34 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons