Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108464
Título: JÁ COLOCASTE LIKE? USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Outros títulos: ALREADY LIKED? USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN GEOGRAPHY TEACHING THROUGH THE SOCIAL NETWORK INSTAGRAM
Autor: Colaço, Ana Salomé Ribeiro
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Palavras-chave: Prática Pedagógica Supervisionada; Instagram; Redes sociais; Ensino de Geografia; Educação Geográfica; Supervised Teaching Practice; Instagram; Social networking; Teaching of Geography; Geographic Education
Data: 28-Jun-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: JÁ COLOCASTE LIKE? USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O relatório presente visa apresentar uma descrição e reflexão de todas as atividades concretizadas no decorrer da prática pedagógica supervisionada, que decorreu no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Jaime Cortesão, em Coimbra. No âmbito do estágio pedagógico, foi proposto e aplicada uma estratégia ativa baseada no uso da rede social Instagram enquanto fonte de motivação na aprendizagem dos conteúdos no ensino de Geografia. A escolha desta plataforma recai sobre o facto de ser uma rede social especialmente utilizada por jovens, para além de possuir por um conjunto diversificado de funcionalidades didáticas. As potencialidades da plataforma contribuem de vasto modo para utilizar o Instagram enquanto ferramenta complementar ao ensino de Geografia.Nesta linha, o projeto proposto visou perceber se é possível potenciar o conhecimento geográfico através do Instagram e se este pode servir enquanto ferramenta no aumento da motivação dos alunos. Em termos metodológicos, este estudo incidiu na promoção de dois projetos, aplicados numa turma do 10º e 11º ano, através da criação de duas páginas de Instagram, e a realização de atividades dispares, cujas temáticas encontravam-se maioritariamente associadas aos conteúdos lecionados. Através desta estratégia didática foi possível potenciar e alargar o conhecimento geográfico dos alunos, em especial através da dinamização de notícias, bem como demonstrar aos alunos que as redes sociais podem ser potencialmente utilizadas no ensino. O estudo presente procura ainda ser um contributo para as escolas e docentes das mais diversas áreas que desejem integrar as plataformas digitais no processo de ensino-aprendizagem.
This report aims to present a description and reflection of all the activities carried out during the supervised teaching practice, which took place in the school year 2022/2023 at Secondary School Jaime Cortesão, in Coimbra. Under the pedagogical internship was proposed and applied an active strategy based on the use of the social network Instagram as a source of motivation in learning content in Geography teaching. The choice of this platform falls on the fact that it is a social network especially used by young people, besides being constituted by a diverse set of educational features. The potential of the platform contributes in a vast way to use Instagram as a complementary tool for teaching Geography.In this line of thought, the proposed project aimed to understand if it is possible to enhance geographic knowledge through Instagram and if it can serve as a tool to increase students' motivation. In methodological terms, this study focused on the promotion of two projects, applied in a 10th and 11th grade class, through the creation of two Instagram pages, and the realization of different activities, whose themes were mostly associated with the contents taught. Through this didactic strategy it was possible to enhance and extend the students' geographic knowledge, especially through the dynamization of news, as well as to demonstrate to the students that social networks can potentially be used in teaching. The present study also seeks to be a contribution to schools and teachers of various areas who wish to integrate digital platforms in the teaching-learning process.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108464
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Relatório de estágio_Salomé Colaço (3).pdf5.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

68
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons