Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108464
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
dc.contributor.authorColaço, Ana Salomé Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-08-29T22:06:38Z-
dc.date.available2023-08-29T22:06:38Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.date.submitted2023-08-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108464-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO relatório presente visa apresentar uma descrição e reflexão de todas as atividades concretizadas no decorrer da prática pedagógica supervisionada, que decorreu no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Jaime Cortesão, em Coimbra. No âmbito do estágio pedagógico, foi proposto e aplicada uma estratégia ativa baseada no uso da rede social Instagram enquanto fonte de motivação na aprendizagem dos conteúdos no ensino de Geografia. A escolha desta plataforma recai sobre o facto de ser uma rede social especialmente utilizada por jovens, para além de possuir por um conjunto diversificado de funcionalidades didáticas. As potencialidades da plataforma contribuem de vasto modo para utilizar o Instagram enquanto ferramenta complementar ao ensino de Geografia.Nesta linha, o projeto proposto visou perceber se é possível potenciar o conhecimento geográfico através do Instagram e se este pode servir enquanto ferramenta no aumento da motivação dos alunos. Em termos metodológicos, este estudo incidiu na promoção de dois projetos, aplicados numa turma do 10º e 11º ano, através da criação de duas páginas de Instagram, e a realização de atividades dispares, cujas temáticas encontravam-se maioritariamente associadas aos conteúdos lecionados. Através desta estratégia didática foi possível potenciar e alargar o conhecimento geográfico dos alunos, em especial através da dinamização de notícias, bem como demonstrar aos alunos que as redes sociais podem ser potencialmente utilizadas no ensino. O estudo presente procura ainda ser um contributo para as escolas e docentes das mais diversas áreas que desejem integrar as plataformas digitais no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThis report aims to present a description and reflection of all the activities carried out during the supervised teaching practice, which took place in the school year 2022/2023 at Secondary School Jaime Cortesão, in Coimbra. Under the pedagogical internship was proposed and applied an active strategy based on the use of the social network Instagram as a source of motivation in learning content in Geography teaching. The choice of this platform falls on the fact that it is a social network especially used by young people, besides being constituted by a diverse set of educational features. The potential of the platform contributes in a vast way to use Instagram as a complementary tool for teaching Geography.In this line of thought, the proposed project aimed to understand if it is possible to enhance geographic knowledge through Instagram and if it can serve as a tool to increase students' motivation. In methodological terms, this study focused on the promotion of two projects, applied in a 10th and 11th grade class, through the creation of two Instagram pages, and the realization of different activities, whose themes were mostly associated with the contents taught. Through this didactic strategy it was possible to enhance and extend the students' geographic knowledge, especially through the dynamization of news, as well as to demonstrate to the students that social networks can potentially be used in teaching. The present study also seeks to be a contribution to schools and teachers of various areas who wish to integrate digital platforms in the teaching-learning process.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPrática Pedagógica Supervisionadapor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectEducação Geográficapor
dc.subjectSupervised Teaching Practiceeng
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectSocial networkingeng
dc.subjectTeaching of Geographyeng
dc.subjectGeographic Educationeng
dc.titleJÁ COLOCASTE LIKE? USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL INSTAGRAMpor
dc.title.alternativeALREADY LIKED? USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN GEOGRAPHY TEACHING THROUGH THE SOCIAL NETWORK INSTAGRAMeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleJÁ COLOCASTE LIKE? USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL INSTAGRAMpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203344391-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorColaço, Ana Salomé Ribeiro::0009-0002-5526-6415-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMartins, Bruno Manuel dos Santos de Castro-
uc.degree.elementojuriKozenieski, Everton de Moraes-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de::0000-0003-3927-0748-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

68
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons