Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108449
Título: Desenvolver a consciência e a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinema
Outros títulos: Developing historical awareness and consciousness using cinema
Autor: Pontes, Luís Filipe Matança da Costa Monteiro
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: cinema; conhecimento; educação; ensino e aprendizagem; História; cinema; knowledge; education; teaching and learning; History
Data: 20-Fev-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Desenvolver a consciência e a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinema
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Este relatório descreve nos seus traços gerais a prática pedagógica desenvolvida ao longo deum ano letivo numa escola secundária, no quadro do estágio inserido no Mestrado em Ensino deHistória no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O trabalho realizado permitiuigualmente elaborar uma reflexão sobre a utilização do cinema na aula de História e o lugar que aarte cinematográfica tem no desenvolvimento de uma sensibilidade e de uma consciência históricasentre os jovens – que, no caso específico desta prática pedagógica, eram alunos do 12º ano deescolaridade.Os objetivos deste trabalho, em articulação com o tema principal - desenvolver a consciênciae a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinema - foram saber se a utilização do cinema nas aulasde História motiva os alunos para a aprendizagem, saber se o cinema tem um papel na criação e nodesenvolvimento da consciência histórica, averiguar em que medida os conhecimentos tácitos deHistória que os alunos possam ter estão relacionados com obras cinematográficas que conheçam, esaber se os alunos utilizam o cinema de ficção como estratégia para compreenderem melhor osconteúdos trabalhados na disciplina. O trabalho desenvolvido permitiu concluir, tal como aconteceuem trabalhos anteriores, que o cinema tem um papel motivador na aprendizagem da História e podeefetivamente ter influência na compreensão dos conteúdos, tendo o professor um papel demediador fundamental no processo de utilização da arte cinematográfica na aula. No entanto,concluiu-se também que os participantes neste estudo não utilizam necessariamente o cinema deficção como uma estratégia para compreenderem melhor os temas trabalhados nem para prepararmomentos de avaliação sumativa.
This teaching internship report broadly describes the pedagogical activities during one schoolyear in a secondary school, integrated in the scope of a master’s degree in History teaching. Theactivities which were developed allowed for a reflection about teaching History with film, the uses ofcinema in the History classroom and the place it has in the development of a historical consciousnessand historical awareness among the students, who were, in this specific case, in the terminal year(the 12th) of compulsory education. The objectives of this study, in accordance with its main subject – the development of historical consciousness and historical awareness by using cinema in History classroom – are to knowif the using of cinema in History classroom motivates students to learn; to know if cinema plays somerole in the formation and development of historical consciousness and awareness; to investigate inwhich measure the students’ previous historical knowledge is related to fictional movies they mightknow; and finally, to know if the students use cinema as a strategy to better understand and betterlearn historical subjects. Like it was the case in previous studies by other authors, it was concludedthat cinema has a motivational role in learning History and might indeed have influence inunderstanding the subjects, and that teachers have an essential mediating role when using movies inclassroom. Nevertheless, it was also concluded that the subjects in this study’s sample do notnecessarily make use of cinema as a strategy to better understand the learning contents nor do theymake use of it to prepare summative assessments.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108449
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
LuisPontes_versaofinal.pdf2.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

53
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons