Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108449
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorPontes, Luís Filipe Matança da Costa Monteiro-
dc.date.accessioned2023-08-29T22:05:08Z-
dc.date.available2023-08-29T22:05:08Z-
dc.date.issued2023-02-20-
dc.date.submitted2023-08-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108449-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEste relatório descreve nos seus traços gerais a prática pedagógica desenvolvida ao longo deum ano letivo numa escola secundária, no quadro do estágio inserido no Mestrado em Ensino deHistória no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O trabalho realizado permitiuigualmente elaborar uma reflexão sobre a utilização do cinema na aula de História e o lugar que aarte cinematográfica tem no desenvolvimento de uma sensibilidade e de uma consciência históricasentre os jovens – que, no caso específico desta prática pedagógica, eram alunos do 12º ano deescolaridade.Os objetivos deste trabalho, em articulação com o tema principal - desenvolver a consciênciae a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinema - foram saber se a utilização do cinema nas aulasde História motiva os alunos para a aprendizagem, saber se o cinema tem um papel na criação e nodesenvolvimento da consciência histórica, averiguar em que medida os conhecimentos tácitos deHistória que os alunos possam ter estão relacionados com obras cinematográficas que conheçam, esaber se os alunos utilizam o cinema de ficção como estratégia para compreenderem melhor osconteúdos trabalhados na disciplina. O trabalho desenvolvido permitiu concluir, tal como aconteceuem trabalhos anteriores, que o cinema tem um papel motivador na aprendizagem da História e podeefetivamente ter influência na compreensão dos conteúdos, tendo o professor um papel demediador fundamental no processo de utilização da arte cinematográfica na aula. No entanto,concluiu-se também que os participantes neste estudo não utilizam necessariamente o cinema deficção como uma estratégia para compreenderem melhor os temas trabalhados nem para prepararmomentos de avaliação sumativa.por
dc.description.abstractThis teaching internship report broadly describes the pedagogical activities during one schoolyear in a secondary school, integrated in the scope of a master’s degree in History teaching. Theactivities which were developed allowed for a reflection about teaching History with film, the uses ofcinema in the History classroom and the place it has in the development of a historical consciousnessand historical awareness among the students, who were, in this specific case, in the terminal year(the 12th) of compulsory education. The objectives of this study, in accordance with its main subject – the development of historical consciousness and historical awareness by using cinema in History classroom – are to knowif the using of cinema in History classroom motivates students to learn; to know if cinema plays somerole in the formation and development of historical consciousness and awareness; to investigate inwhich measure the students’ previous historical knowledge is related to fictional movies they mightknow; and finally, to know if the students use cinema as a strategy to better understand and betterlearn historical subjects. Like it was the case in previous studies by other authors, it was concludedthat cinema has a motivational role in learning History and might indeed have influence inunderstanding the subjects, and that teachers have an essential mediating role when using movies inclassroom. Nevertheless, it was also concluded that the subjects in this study’s sample do notnecessarily make use of cinema as a strategy to better understand the learning contents nor do theymake use of it to prepare summative assessments.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectcinemapor
dc.subjectconhecimentopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectensino e aprendizagempor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectcinemaeng
dc.subjectknowledgeeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectteaching and learningeng
dc.subjectHistoryeng
dc.titleDesenvolver a consciência e a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinemapor
dc.title.alternativeDeveloping historical awareness and consciousness using cinemaeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleDesenvolver a consciência e a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinemapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203344731-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPontes, Luís Filipe Matança da Costa Monteiro::0000-0002-6944-7391-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
LuisPontes_versaofinal.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

53
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons