Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108428
Título: A utilização do jogo didático como estratégia de revisão de conteúdos na disciplina de Geografia
Outros títulos: The didactic game as a content review strategy in the subject of Geography
Autor: Gonçalves, João Filipe Neves
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Palavras-chave: geografia; jogo de tabuleiro; revisão de conteúdos; lúdico; didático; geography; board game; content review; ludic; didatic
Data: 28-Jun-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: A utilização do jogo didático como estratégia de revisão de conteúdos na disciplina de Geografia
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Todo o processo de ensino-aprendizagem, ao longo das últimas décadas, tem passado por diversas mudanças, surgindo novas estratégias pedagógicas dentro da sala de aula, como, por exemplo, os jogos didáticos. Através da utilização de um jogo didático, no caso da disciplina de Geografia, o docente possuí em mãos a capacidade de criar momentos de interação e interesse, permitindo aos estudantes tornarem-se “pequenos geógrafos”, uma vez que as bases deste tipo de estratégia envolvem as características essenciais de um geógrafo. No caso deste trabalho, utilizou-se um jogo de tabuleiro, construído de raiz, que teve como principal objetivo ser utilizado como estratégia de revisão de conteúdos. O processo de jogo fez com que os estudantes pudessem rever conteúdos previamente lecionados, assim como desenvolver habilidades geográficas, num momento desafiante. Para entender a eficácia desta estratégia face à revisão de conteúdos, foram elaboradas duas fichas (pré e pós aplicação do jogo didático), que permitiram concluir que estes estavam realmente a desenvolver e a recordar conteúdos, uma vez que se verificou que praticamente todos os estudantes obtiveram variações positivas na sua classificação, demonstrando que este jogo funciona como estratégia de revisão de conteúdos.
The entire teaching-learning process, over the last few decades, has gone through several changes, with new pedagogical strategies emerging within the classroom, such as didactic games. By using a didactic game, in the scope of Geography, the teacher has the ability to create moments of interaction and interest, allowing students to become "little geographers", since the bases of this type of strategy involve the essential characteristics of a geographer. Within the range of this paper, it was used a board game built from scratch, whose main goal was to be used as a content review strategy. Playing the game allowed students to review previously taught contents, as well as to develop geographic skills, in a challenging moment. In order to acknowledge the effectiveness of this strategy with regard to content review, two tasks were prepared (before and after the application of the didactic game), which allowed me to realize that students were actually developing and remembering contents, since it was found that almost all of them obtained positive variations in their marks, showing that this game really works as a content review strategy.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108428
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
RE - João Filipe Neves Gonçalves .pdf2.77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

43
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons