Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108428
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
dc.contributor.authorGonçalves, João Filipe Neves-
dc.date.accessioned2023-08-29T22:01:38Z-
dc.date.available2023-08-29T22:01:38Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.date.submitted2023-08-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108428-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractTodo o processo de ensino-aprendizagem, ao longo das últimas décadas, tem passado por diversas mudanças, surgindo novas estratégias pedagógicas dentro da sala de aula, como, por exemplo, os jogos didáticos. Através da utilização de um jogo didático, no caso da disciplina de Geografia, o docente possuí em mãos a capacidade de criar momentos de interação e interesse, permitindo aos estudantes tornarem-se “pequenos geógrafos”, uma vez que as bases deste tipo de estratégia envolvem as características essenciais de um geógrafo. No caso deste trabalho, utilizou-se um jogo de tabuleiro, construído de raiz, que teve como principal objetivo ser utilizado como estratégia de revisão de conteúdos. O processo de jogo fez com que os estudantes pudessem rever conteúdos previamente lecionados, assim como desenvolver habilidades geográficas, num momento desafiante. Para entender a eficácia desta estratégia face à revisão de conteúdos, foram elaboradas duas fichas (pré e pós aplicação do jogo didático), que permitiram concluir que estes estavam realmente a desenvolver e a recordar conteúdos, uma vez que se verificou que praticamente todos os estudantes obtiveram variações positivas na sua classificação, demonstrando que este jogo funciona como estratégia de revisão de conteúdos.por
dc.description.abstractThe entire teaching-learning process, over the last few decades, has gone through several changes, with new pedagogical strategies emerging within the classroom, such as didactic games. By using a didactic game, in the scope of Geography, the teacher has the ability to create moments of interaction and interest, allowing students to become "little geographers", since the bases of this type of strategy involve the essential characteristics of a geographer. Within the range of this paper, it was used a board game built from scratch, whose main goal was to be used as a content review strategy. Playing the game allowed students to review previously taught contents, as well as to develop geographic skills, in a challenging moment. In order to acknowledge the effectiveness of this strategy with regard to content review, two tasks were prepared (before and after the application of the didactic game), which allowed me to realize that students were actually developing and remembering contents, since it was found that almost all of them obtained positive variations in their marks, showing that this game really works as a content review strategy.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectgeografiapor
dc.subjectjogo de tabuleiropor
dc.subjectrevisão de conteúdospor
dc.subjectlúdicopor
dc.subjectdidáticopor
dc.subjectgeographyeng
dc.subjectboard gameeng
dc.subjectcontent revieweng
dc.subjectludiceng
dc.subjectdidaticeng
dc.titleA utilização do jogo didático como estratégia de revisão de conteúdos na disciplina de Geografiapor
dc.title.alternativeThe didactic game as a content review strategy in the subject of Geographyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA utilização do jogo didático como estratégia de revisão de conteúdos na disciplina de Geografiapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203344650-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, João Filipe Neves::0009-0009-1738-7225-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMartins, Bruno Manuel dos Santos de Castro-
uc.degree.elementojuriKozenieski, Everton de Moraes-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de::0000-0003-3927-0748-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
RE - João Filipe Neves Gonçalves .pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

43
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons