Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/107995
Título: Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte
Autor: Dias, Kelly Tavares
Orientador: Zanardi, Teodoro Adriano Costa
Palavras-chave: Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo
Data: 2015
Local de edição ou do evento: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Resumo: Esta pesquisa analisa a implantação do Projeto Escola em Tempo (PROETI) relacionando-a com as propostas traçadas pelas políticas públicas, pelo MEC e SEE/MG para uma Educação Integral dos alunos de escolas públicas, compreendendo o papel do currículo e práticas pedagógicas na construção da proposta de Educação Integral. Objetivamos especificamente estabelecer um conceito, relação e diferenciação entre Escola de Tempo Integral e a Educação Integral; investigar como as escolas têm articulado as proposições curriculares e as práticas pedagógicas em direção à educação integral que é proposta pelo Projeto Escola em Tempo Integral; propor referências curriculares para a Escola em Tempo Integral sob bases dialógicas. Tal pesquisa justifica-se diante da grande relevância social da proposta de formação integral dos indivíduos em uma jornada escolar ampliada, a fim de compreendermos como tem se efetivado tal proposta. Realizamos um estudo de caso em uma escola estadual; pesquisa documental; observações das aulas; entrevistas com a comunidade escolar; um grupo focal com alunos e outro com professores, sob a forma de um Círculo de Cultura, a fim de promover uma discussão a respeito de uma proposta curricular que vá de encontro com da comunidade escolar e que possa abarcar efetivamente uma formação integral. A fundamentação teórica utilizada centra-se nas questões sobre a construção do currículo sob bases dialógicas freirianas, concepções e práticas pedagógicas convergentes com a educação integral. Diante de nossas pesquisas, trazemos uma proposição curricular para o PROETI, construída a partir do diálogo com a comunidade escolar, que englobe uma educação integral, a partir de seu ideário educativo.
Descrição: Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
URI: https://hdl.handle.net/10316/107995
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Kelly-Dias_Dissertação.pdf.pdfDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros5.79 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

49
Visto em 17/jul/2024

Downloads

81
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.