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https://hdl.handle.net/10316/107995
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Zanardi, Teodoro Adriano Costa | - |
dc.contributor.author | Dias, Kelly Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T08:21:52Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T08:21:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/107995 | - |
dc.description | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | por |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa a implantação do Projeto Escola em Tempo (PROETI) relacionando-a com as propostas traçadas pelas políticas públicas, pelo MEC e SEE/MG para uma Educação Integral dos alunos de escolas públicas, compreendendo o papel do currículo e práticas pedagógicas na construção da proposta de Educação Integral. Objetivamos especificamente estabelecer um conceito, relação e diferenciação entre Escola de Tempo Integral e a Educação Integral; investigar como as escolas têm articulado as proposições curriculares e as práticas pedagógicas em direção à educação integral que é proposta pelo Projeto Escola em Tempo Integral; propor referências curriculares para a Escola em Tempo Integral sob bases dialógicas. Tal pesquisa justifica-se diante da grande relevância social da proposta de formação integral dos indivíduos em uma jornada escolar ampliada, a fim de compreendermos como tem se efetivado tal proposta. Realizamos um estudo de caso em uma escola estadual; pesquisa documental; observações das aulas; entrevistas com a comunidade escolar; um grupo focal com alunos e outro com professores, sob a forma de um Círculo de Cultura, a fim de promover uma discussão a respeito de uma proposta curricular que vá de encontro com da comunidade escolar e que possa abarcar efetivamente uma formação integral. A fundamentação teórica utilizada centra-se nas questões sobre a construção do currículo sob bases dialógicas freirianas, concepções e práticas pedagógicas convergentes com a educação integral. Diante de nossas pesquisas, trazemos uma proposição curricular para o PROETI, construída a partir do diálogo com a comunidade escolar, que englobe uma educação integral, a partir de seu ideário educativo. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo | pt |
dc.title | Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | pt |
dc.date.embargo | 2015-01-01 | * |
thesis.degree.name | Mestre em Educação | pt |
uc.rechabilitacaoestrangeira | yes | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
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File | Description | Size | Format | |
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Kelly-Dias_Dissertação.pdf.pdf | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | 5.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
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