Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107995
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dc.contributor.advisorZanardi, Teodoro Adriano Costa-
dc.contributor.authorDias, Kelly Tavares-
dc.date.accessioned2023-08-04T08:21:52Z-
dc.date.available2023-08-04T08:21:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107995-
dc.descriptionDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirospor
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa a implantação do Projeto Escola em Tempo (PROETI) relacionando-a com as propostas traçadas pelas políticas públicas, pelo MEC e SEE/MG para uma Educação Integral dos alunos de escolas públicas, compreendendo o papel do currículo e práticas pedagógicas na construção da proposta de Educação Integral. Objetivamos especificamente estabelecer um conceito, relação e diferenciação entre Escola de Tempo Integral e a Educação Integral; investigar como as escolas têm articulado as proposições curriculares e as práticas pedagógicas em direção à educação integral que é proposta pelo Projeto Escola em Tempo Integral; propor referências curriculares para a Escola em Tempo Integral sob bases dialógicas. Tal pesquisa justifica-se diante da grande relevância social da proposta de formação integral dos indivíduos em uma jornada escolar ampliada, a fim de compreendermos como tem se efetivado tal proposta. Realizamos um estudo de caso em uma escola estadual; pesquisa documental; observações das aulas; entrevistas com a comunidade escolar; um grupo focal com alunos e outro com professores, sob a forma de um Círculo de Cultura, a fim de promover uma discussão a respeito de uma proposta curricular que vá de encontro com da comunidade escolar e que possa abarcar efetivamente uma formação integral. A fundamentação teórica utilizada centra-se nas questões sobre a construção do currículo sob bases dialógicas freirianas, concepções e práticas pedagógicas convergentes com a educação integral. Diante de nossas pesquisas, trazemos uma proposição curricular para o PROETI, construída a partir do diálogo com a comunidade escolar, que englobe uma educação integral, a partir de seu ideário educativo.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEducação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículopt
dc.titleEscola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizontept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt
dc.date.embargo2015-01-01*
thesis.degree.nameMestre em Educaçãopt
uc.rechabilitacaoestrangeirayespt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
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