Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107995
Title: Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte
Authors: Dias, Kelly Tavares
Orientador: Zanardi, Teodoro Adriano Costa
Keywords: Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo
Issue Date: 2015
Place of publication or event: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Abstract: Esta pesquisa analisa a implantação do Projeto Escola em Tempo (PROETI) relacionando-a com as propostas traçadas pelas políticas públicas, pelo MEC e SEE/MG para uma Educação Integral dos alunos de escolas públicas, compreendendo o papel do currículo e práticas pedagógicas na construção da proposta de Educação Integral. Objetivamos especificamente estabelecer um conceito, relação e diferenciação entre Escola de Tempo Integral e a Educação Integral; investigar como as escolas têm articulado as proposições curriculares e as práticas pedagógicas em direção à educação integral que é proposta pelo Projeto Escola em Tempo Integral; propor referências curriculares para a Escola em Tempo Integral sob bases dialógicas. Tal pesquisa justifica-se diante da grande relevância social da proposta de formação integral dos indivíduos em uma jornada escolar ampliada, a fim de compreendermos como tem se efetivado tal proposta. Realizamos um estudo de caso em uma escola estadual; pesquisa documental; observações das aulas; entrevistas com a comunidade escolar; um grupo focal com alunos e outro com professores, sob a forma de um Círculo de Cultura, a fim de promover uma discussão a respeito de uma proposta curricular que vá de encontro com da comunidade escolar e que possa abarcar efetivamente uma formação integral. A fundamentação teórica utilizada centra-se nas questões sobre a construção do currículo sob bases dialógicas freirianas, concepções e práticas pedagógicas convergentes com a educação integral. Diante de nossas pesquisas, trazemos uma proposição curricular para o PROETI, construída a partir do diálogo com a comunidade escolar, que englobe uma educação integral, a partir de seu ideário educativo.
Description: Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
URI: https://hdl.handle.net/10316/107995
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Kelly-Dias_Dissertação.pdf.pdfDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros5.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

49
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

81
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.