Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/107846
Título: Entre o desenho e a escrita
Outros títulos: Between Writing and Drawing
Autor: Pereira, Hugo Thumann Mendes Vale
Orientador: Polisciuc, Evgheni
Bicker, João Manuel Frade Belo
Palavras-chave: Escrita assémica; Tipografia; Texto-Imagem; Design; Textual Image; Assemic Writing; Tipography; Design
Data: 4-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Entre o desenho e a escrita
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: We live surrounded by drawings that can be read. Reading has become something so natural for most of us that we forgot its graphic nature. Letters are seen as something absolute.In “A Reinvenção da Leitura: breve ensaio crítico seguido de 19 poemas visuais” (“The Reinvention of Reading: brief critical essay followed with 19 poems”), Ana Hatherly writes about the history of the "textual image". Is the goal of this thesis to understand this Ana Hatherly's essay and express its ideas using and exploring the potentials of computational processes.Starting from the idea of assemic writing, and of the possibility of breaking the alphabet into modular elements that by themselves don't have any special meaning but together do. It was our goal to bring this approach to the current artistic practice, building the possibility for the creation of visual artifacts automatically generated that can be placed at the border between readable and unreadable, between text and drawing. This, using instead of calligraphy, typography. Developing a computational design project with the ability to ask "what is the act of writing?" and "what can be perceived as writing?", not to answer these questions absolutely, but precisely with the reverse goal of marking those questions as not really answerable. This essay explains the work process during one year, describing the conceptualization of an automatic and computational tool for the exploration of the nature of writing, but also the technical problems and the solutions found for them. It presents several conceptual and technical improvements meaningful to the final production of the suggested artifact.
Vivemos rodeados de desenhos que lemos. A leitura tornou-se algo tão natural que nos desprendemos da sua natureza pictórica. Olhamos para as letras como algo absoluto.Em “A Reinvenção da Leitura: breve ensaio crítico seguido de 19 poemas visuais”, Ana Hatherly traça uma história do texto-imagem. É objetivo desta tese interpretar a obra de Ana Hatherly e representar as suas ideias aproveitando e explorando a capacidade de processos computacionais. Partindo da ideia de escrita assémica, e da possibilidade de desconstrução do alfabeto em elementos modulares que, isolados, se esvaziam de sentido, e, conjugados, tornam a ganhá-lo, o objetivo será o de trazer esta abordagem para a prática artística atual, construindo a possibilidade de criação de artefactos visuais de geração automática que se encontrem na fronteira entre o legível e o ilegível, entre o desenho e o texto utilizando ao invés da caligrafia, a tipografia. Desenvolvendo assim um projeto de design computacional com capacidade de perguntar “o que é a escrita?” e “o que é escrita?”, não com o objetivo de responder absolutamente a estas perguntas, mas precisamente com o objetivo inverso de as marcar como perguntas sem resposta absoluta.Esta dissertação descreve o processo de trabalho no decorrer de um ano, consistente na conceptualização de uma ferramenta computacional automatizada para a exploração da natureza da escrita, também como os problemas técnicos e soluções encontradas para os mesmos, e apresenta uma série de avanços técnicos e conceptuais relevantes para a produção final do artefacto sugerido.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/107846
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Dissertação Hugo Vale Pereira.pdf18.86 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

21
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons