Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107846
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPolisciuc, Evgheni-
dc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
dc.contributor.authorPereira, Hugo Thumann Mendes Vale-
dc.date.accessioned2023-08-02T22:01:22Z-
dc.date.available2023-08-02T22:01:22Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.date.submitted2023-08-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107846-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractWe live surrounded by drawings that can be read. Reading has become something so natural for most of us that we forgot its graphic nature. Letters are seen as something absolute.In “A Reinvenção da Leitura: breve ensaio crítico seguido de 19 poemas visuais” (“The Reinvention of Reading: brief critical essay followed with 19 poems”), Ana Hatherly writes about the history of the "textual image". Is the goal of this thesis to understand this Ana Hatherly's essay and express its ideas using and exploring the potentials of computational processes.Starting from the idea of assemic writing, and of the possibility of breaking the alphabet into modular elements that by themselves don't have any special meaning but together do. It was our goal to bring this approach to the current artistic practice, building the possibility for the creation of visual artifacts automatically generated that can be placed at the border between readable and unreadable, between text and drawing. This, using instead of calligraphy, typography. Developing a computational design project with the ability to ask "what is the act of writing?" and "what can be perceived as writing?", not to answer these questions absolutely, but precisely with the reverse goal of marking those questions as not really answerable. This essay explains the work process during one year, describing the conceptualization of an automatic and computational tool for the exploration of the nature of writing, but also the technical problems and the solutions found for them. It presents several conceptual and technical improvements meaningful to the final production of the suggested artifact.eng
dc.description.abstractVivemos rodeados de desenhos que lemos. A leitura tornou-se algo tão natural que nos desprendemos da sua natureza pictórica. Olhamos para as letras como algo absoluto.Em “A Reinvenção da Leitura: breve ensaio crítico seguido de 19 poemas visuais”, Ana Hatherly traça uma história do texto-imagem. É objetivo desta tese interpretar a obra de Ana Hatherly e representar as suas ideias aproveitando e explorando a capacidade de processos computacionais. Partindo da ideia de escrita assémica, e da possibilidade de desconstrução do alfabeto em elementos modulares que, isolados, se esvaziam de sentido, e, conjugados, tornam a ganhá-lo, o objetivo será o de trazer esta abordagem para a prática artística atual, construindo a possibilidade de criação de artefactos visuais de geração automática que se encontrem na fronteira entre o legível e o ilegível, entre o desenho e o texto utilizando ao invés da caligrafia, a tipografia. Desenvolvendo assim um projeto de design computacional com capacidade de perguntar “o que é a escrita?” e “o que é escrita?”, não com o objetivo de responder absolutamente a estas perguntas, mas precisamente com o objetivo inverso de as marcar como perguntas sem resposta absoluta.Esta dissertação descreve o processo de trabalho no decorrer de um ano, consistente na conceptualização de uma ferramenta computacional automatizada para a exploração da natureza da escrita, também como os problemas técnicos e soluções encontradas para os mesmos, e apresenta uma série de avanços técnicos e conceptuais relevantes para a produção final do artefacto sugerido.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEscrita assémicapor
dc.subjectTipografiapor
dc.subjectTexto-Imagempor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectTextual Imageeng
dc.subjectAssemic Writingeng
dc.subjectTipographyeng
dc.subjectDesigneng
dc.titleEntre o desenho e a escritapor
dc.title.alternativeBetween Writing and Drawingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI-FCTUC-
degois.publication.titleEntre o desenho e a escritapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203337999-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Hugo Thumann Mendes Vale::0000-0002-6881-0304-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAlves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo-
uc.degree.elementojuriSousa, Bruno Miguel de Oliveira-
uc.degree.elementojuriBicker, João Manuel Frade Belo-
uc.contributor.advisorPolisciuc, Evgheni::0000-0001-9044-2707-
uc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Dissertação Hugo Vale Pereira.pdf18.86 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

21
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons