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https://hdl.handle.net/10316/107152
Título: | Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida | Outros títulos: | Smartphones: The nervous system of liquid communication | Autor: | Cunha, Isabel Ferin Seabra, Cláudia Silva, Paulo |
Palavras-chave: | millennials; publicidade; telemóveis; usos & gratificações; experiência de fluxo; millennials; advertising; mobile phones; uses & gratifications; flow | Data: | 2019 | Editora: | Universidade Nova de Lisboa - Center for Media Research and Journalism | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Media e Jornalismo | Volume: | 19 | Número: | 34 | Resumo: | A utilização das novas tecnologias móveis tornou-se um fenómeno global. Existe
“uma cultura jovem móvel global” e uma “emergência da sociabilidade em rede”
(Castells et al., 2009: 183-184). O objetivo deste estudo passou por compreender a
utilização dos telemóveis pelos millennials, que gratificações procuram e os efeitos
sociais gerados pela utilização destes equipamentos. O trabalho desenvolvido, através
de uma metodologia mista que reuniu a investigação quantitativa e qualitativa,
compreendeu a análise de 649 questionários a jovens adultos e 46 posts das páginas
da rede social Facebook, dos principais operadores do setor das telecomunicações,
em Portugal. O efeito da vivência da experiência de fluxo, entre outros resultados revelados
pelo modelo de equações estruturais, poderá servir de advertência para os
próprios utilizadores, pais, empresas e escolas que funcionam como mediadores do
ensino da linguagem, através das novas tecnologias. The use of new mobile technologies has become a global phenomenon. There is “a global mobile youth culture” and an “emergency of the sociability in a network” (Castells et al., 2009: 183-184). This study main goal is to understand the mobile phone use by the millennials, and inherent gratifications and social effects generated by the use of such equipment. The research carried out through a mixed methodology that met the quantitative and qualitative research included the analysis of 649 questionnaires applied to young adults and 46 posts obtained from the Facebook webpages of the main telecommunications operators in Portugal. The flow effect among other results revealed by structural equation model, may serve as a warning to the users themselves, parents, companies and schools, which act as educational mediators of language, through new technologies. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/107152 | ISSN: | 2183-5462 1645-5681 |
DOI: | 10.14195/2183-5462_34_5 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Geografia - Artigos em Revistas Nacionais |
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