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Título: Efeitos da Interação entre Sono e Sintomas Psicopatológicos na Predição de Desempenhos Cognitivos em Adolescentes
Outros títulos: Interaction Effects between Sleep and Psychopathological Symptoms on Adolescents' Cognitive Performance
Autor: Samarra, Sara Rosa Paralta
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Pires, Luís Miguel da Silva
Palavras-chave: adolescência; sono; saúde mental; desempenho cognitivo; sintomas psicopatológicos; adolescence; sleep; mental health; cognitive performance; psychopathological symptoms
Data: 13-Out-2022
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC/PSI-ESP/32581/2017/PT
Título da revista, periódico, livro ou evento: Efeitos da Interação entre Sono e Sintomas Psicopatológicos na Predição de Desempenhos Cognitivos em Adolescentes
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A adolescência é um período de várias mudanças, incluindo no sono, processo importante para o desenvolvimento saudável. Contudo, diversos fatores podem torná-lo insuficiente e inadequado, sendo também comumente estabelecidas associações entre o sono, sintomas psicopatológicos e cognição. Este estudo pretendeu avaliar se sintomatologia internalizante e/ou externalizante modera a relação entre o sono e desempenho em tarefas cognitivas. Setenta e nove adolescentes saudáveis, entre os 12 e os 14 anos (M = 13.05, DP = 0.39, 49.4% de raparigas), do 8º ano de escolas do centro de Portugal, responderam a questionários que avaliavam os seus padrões, horários e qualidade de sono e sintomas emocionais e comportamentais. Posteriormente, realizaram avaliações neuropsicológicas que englobavam provas dos domínios da memória, linguagem e atenção e funções executivas. Foram realizadas análises preliminares de correlação seguidas de análises de moderação, entre as variáveis consideradas pertinentes. Foram encontradas associações entre variáveis de sono e sintomatologia e entre variáveis de sono e cognição. Apenas hiperatividade/desatenção demonstrou um efeito de interação com tempo na cama, na predição de uma tarefa de nomeação rápida complexa. O sono parece ter um impacto mais evidente na cognição do que a sintomatologia. Contudo, considerando as associações encontradas neste estudo, ambos devem ser considerados para garantir um desenvolvimento saudável dos jovens.-----------------------------------------------------------------------------
Adolescence is a period of several changes, including sleep, an important process for healthy development. However, several factors can make it insufficient and inappropriate, and also, associations between sleep, mental health symptoms and cognition are commonly found, during this period. This study aimed to assess whether internalizing and/or externalizing symptomatology moderates the relationship between sleep and performance in cognitive tasks. Seventy-nine healthy adolescents, aged between 12 and 14 years-old (M = 13.05, SD = 0.39), 49.4% of them girls, in the 8th grade of schools in central Portugal, completed questionnaires that assessed their sleep patterns (concerning sleep schedule, duration and quality) and emotional and behavioral symptoms. Subsequently, they went through neuropsychological assessments that included memory, language, attention and executive functions tests. Preliminary correlational analyzes followed by moderation analyzes were performed. Associations were found between sleep variables and symptomatology and between sleep and performance on cognitive tasks. Only hyperactivity/inattention revealed a significant interaction effect with time in bed predicting a Rapid Alternating Stimulus naming task. Sleep appears to affect cognition more evidently than psychopathological symptoms. However, due to the associations found in this study, both sleep patterns and psychopathological symptoms should be considered to ensure healthy youth development.---------------------------------------------------------
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104275
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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