Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104275
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen-
dc.contributor.advisorPires, Luís Miguel da Silva-
dc.contributor.authorSamarra, Sara Rosa Paralta-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:03:40Z-
dc.date.available2022-12-20T23:03:40Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104275-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA adolescência é um período de várias mudanças, incluindo no sono, processo importante para o desenvolvimento saudável. Contudo, diversos fatores podem torná-lo insuficiente e inadequado, sendo também comumente estabelecidas associações entre o sono, sintomas psicopatológicos e cognição. Este estudo pretendeu avaliar se sintomatologia internalizante e/ou externalizante modera a relação entre o sono e desempenho em tarefas cognitivas. Setenta e nove adolescentes saudáveis, entre os 12 e os 14 anos (M = 13.05, DP = 0.39, 49.4% de raparigas), do 8º ano de escolas do centro de Portugal, responderam a questionários que avaliavam os seus padrões, horários e qualidade de sono e sintomas emocionais e comportamentais. Posteriormente, realizaram avaliações neuropsicológicas que englobavam provas dos domínios da memória, linguagem e atenção e funções executivas. Foram realizadas análises preliminares de correlação seguidas de análises de moderação, entre as variáveis consideradas pertinentes. Foram encontradas associações entre variáveis de sono e sintomatologia e entre variáveis de sono e cognição. Apenas hiperatividade/desatenção demonstrou um efeito de interação com tempo na cama, na predição de uma tarefa de nomeação rápida complexa. O sono parece ter um impacto mais evidente na cognição do que a sintomatologia. Contudo, considerando as associações encontradas neste estudo, ambos devem ser considerados para garantir um desenvolvimento saudável dos jovens.-----------------------------------------------------------------------------por
dc.description.abstractAdolescence is a period of several changes, including sleep, an important process for healthy development. However, several factors can make it insufficient and inappropriate, and also, associations between sleep, mental health symptoms and cognition are commonly found, during this period. This study aimed to assess whether internalizing and/or externalizing symptomatology moderates the relationship between sleep and performance in cognitive tasks. Seventy-nine healthy adolescents, aged between 12 and 14 years-old (M = 13.05, SD = 0.39), 49.4% of them girls, in the 8th grade of schools in central Portugal, completed questionnaires that assessed their sleep patterns (concerning sleep schedule, duration and quality) and emotional and behavioral symptoms. Subsequently, they went through neuropsychological assessments that included memory, language, attention and executive functions tests. Preliminary correlational analyzes followed by moderation analyzes were performed. Associations were found between sleep variables and symptomatology and between sleep and performance on cognitive tasks. Only hyperactivity/inattention revealed a significant interaction effect with time in bed predicting a Rapid Alternating Stimulus naming task. Sleep appears to affect cognition more evidently than psychopathological symptoms. However, due to the associations found in this study, both sleep patterns and psychopathological symptoms should be considered to ensure healthy youth development.---------------------------------------------------------eng
dc.description.sponsorshipFCT-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC/PSI-ESP/32581/2017/PT-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectadolescênciapor
dc.subjectsonopor
dc.subjectsaúde mentalpor
dc.subjectdesempenho cognitivopor
dc.subjectsintomas psicopatológicospor
dc.subjectadolescenceeng
dc.subjectsleepeng
dc.subjectmental healtheng
dc.subjectcognitive performanceeng
dc.subjectpsychopathological symptomseng
dc.titleEfeitos da Interação entre Sono e Sintomas Psicopatológicos na Predição de Desempenhos Cognitivos em Adolescentespor
dc.title.alternativeInteraction Effects between Sleep and Psychopathological Symptoms on Adolescents' Cognitive Performanceeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEfeitos da Interação entre Sono e Sintomas Psicopatológicos na Predição de Desempenhos Cognitivos em Adolescentespor
dc.date.embargoEndDate2024-10-12-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-10-12*
dc.identifier.tid203128931-
rcaap.embargofctPara salvaguardar o material que ainda não se encontra publicado referente a esta investigação e no contexto de um projeto de doutoramento previsto para uma maior duração.-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSamarra, Sara Rosa Paralta::0000-0002-5119-7099-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriFreitas, Paula Cristina Oliveira Castilho-
uc.degree.elementojuriGomes, Ana Cardoso Allen-
uc.degree.elementojuriMarques, Daniel Ruivo-
uc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen::0000-0002-8221-6985-
uc.contributor.advisorPires, Luís Miguel da Silva::0000-0003-3774-6036-
item.grantfulltextembargo_20241012-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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