Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104233
Título: Relatório de Estágio Curricular - Psicologia Organizacional
Outros títulos: Curricular Internship Report - Organizational Psychology
Autor: Reis, Joana Baptista Dias Balbis dos
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Palavras-chave: Psicologia Organizacional; Cultura Organizacional; Processo de Socialização; Recrutamento; Formação; Organizational Psychology; Organizational Culture; Socialization Process; Recruitment; Training
Data: 22-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Curricular - Psicologia Organizacional
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular realizado no âmbito da parceria estabelecida entre a Universidade de Coimbra e a hôma. Para além disso, também foi feita uma análise critica, a qual pretendeu confrontar a prática das atividades desenvolvidas com a teoria reportada na literatura. Com uma duração de oito meses, proporcionou o contacto direto com algumas práticas que se relacionam com a área de formação da estagiária, ou seja, experienciar atividades da área do recrutamento e formação que se desenvolvem no departamento People & Culture. No primeiro caso, foi possível vivenciar as várias etapas do recrutamento e seleção, as quais decorrem de acordo com o sugerido pela literatura, ou seja, começa quando existe uma necessidade de recrutamento e cabe ao Organization & Development Coordinator verificar se o pedido está devidamente autorizado pela administração e orçamentado. Trabalhou ainda na reestruturação do manual de acolhimento, participou em feiras de emprego e atividades de team building. Ao nível da formação, embora tenha participado apenas a partir da fase do planeamento, foi possível adquirir competências nas restantes áreas do processo de formação. Ao nível do estágio em si, ele permitiu fazer a ponte entre a teoria e a prática, em que a compreensão dos conhecimentos e o entendimento de conceitos ganhou um novo significado e, deste modo, tornou a aprendizagem mais eficiente. Finalmente, para além da ponte que permitiu estabelecer entre a teoria e a prática, o estágio permitiu ainda obter outros benefícios como: desenvolver a rede de contactos; adquirir competências profissionais; colocar competências em prática; perceber melhor o que se quer fazer; e ganhar novas competências.
This present report intends to describe the activities developed in the scope of the curricular internship performed within the partnership established between the University of Coimbra and hôma. In addition, a critical analysis was also carried out, which intended to confront the practice of the developed activities with the theory reported in the literature. With a duration of eight months, it provided the direct contact with some practices related to the trainee's training area, that is, to experience activities in the recruitment and training area that are developed in the People & Culture department. In the first case, it was possible to experience the different stages of recruitment and selection, which take place according to what is suggested by the literature, i.e., it begins when there is a need for recruitment, and it is up to the Organization & Development Coordinator to verify if the request is properly authorized by the administration and budgeted. The signatory also worked on the restructuring of the welcome manual, participated in job fairs and team building activities. In terms of training, although she only participated from the planning stage onwards, it was possible to acquire skills in the remaining areas of the training process. At level of the internship itself, it allowed associating theory with practice, in which the understanding of knowledge and concepts gained new meaning and, in this way, made learning more efficient. Finally, the internship also allowed to obtain other benefits such as: developing the network of contacts; acquire professional skills; put skills into practice; better understanding what want to do; and acquire new skills.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Psicologia Organizacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104233
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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