Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104233
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
dc.contributor.authorReis, Joana Baptista Dias Balbis dos-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:02:17Z-
dc.date.available2022-12-20T23:02:17Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104233-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Psicologia Organizacional apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular realizado no âmbito da parceria estabelecida entre a Universidade de Coimbra e a hôma. Para além disso, também foi feita uma análise critica, a qual pretendeu confrontar a prática das atividades desenvolvidas com a teoria reportada na literatura. Com uma duração de oito meses, proporcionou o contacto direto com algumas práticas que se relacionam com a área de formação da estagiária, ou seja, experienciar atividades da área do recrutamento e formação que se desenvolvem no departamento People & Culture. No primeiro caso, foi possível vivenciar as várias etapas do recrutamento e seleção, as quais decorrem de acordo com o sugerido pela literatura, ou seja, começa quando existe uma necessidade de recrutamento e cabe ao Organization & Development Coordinator verificar se o pedido está devidamente autorizado pela administração e orçamentado. Trabalhou ainda na reestruturação do manual de acolhimento, participou em feiras de emprego e atividades de team building. Ao nível da formação, embora tenha participado apenas a partir da fase do planeamento, foi possível adquirir competências nas restantes áreas do processo de formação. Ao nível do estágio em si, ele permitiu fazer a ponte entre a teoria e a prática, em que a compreensão dos conhecimentos e o entendimento de conceitos ganhou um novo significado e, deste modo, tornou a aprendizagem mais eficiente. Finalmente, para além da ponte que permitiu estabelecer entre a teoria e a prática, o estágio permitiu ainda obter outros benefícios como: desenvolver a rede de contactos; adquirir competências profissionais; colocar competências em prática; perceber melhor o que se quer fazer; e ganhar novas competências.por
dc.description.abstractThis present report intends to describe the activities developed in the scope of the curricular internship performed within the partnership established between the University of Coimbra and hôma. In addition, a critical analysis was also carried out, which intended to confront the practice of the developed activities with the theory reported in the literature. With a duration of eight months, it provided the direct contact with some practices related to the trainee's training area, that is, to experience activities in the recruitment and training area that are developed in the People & Culture department. In the first case, it was possible to experience the different stages of recruitment and selection, which take place according to what is suggested by the literature, i.e., it begins when there is a need for recruitment, and it is up to the Organization & Development Coordinator to verify if the request is properly authorized by the administration and budgeted. The signatory also worked on the restructuring of the welcome manual, participated in job fairs and team building activities. In terms of training, although she only participated from the planning stage onwards, it was possible to acquire skills in the remaining areas of the training process. At level of the internship itself, it allowed associating theory with practice, in which the understanding of knowledge and concepts gained new meaning and, in this way, made learning more efficient. Finally, the internship also allowed to obtain other benefits such as: developing the network of contacts; acquire professional skills; put skills into practice; better understanding what want to do; and acquire new skills.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPsicologia Organizacionalpor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectProcesso de Socializaçãopor
dc.subjectRecrutamentopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectOrganizational Psychologyeng
dc.subjectOrganizational Cultureeng
dc.subjectSocialization Processeng
dc.subjectRecruitmenteng
dc.subjectTrainingeng
dc.titleRelatório de Estágio Curricular - Psicologia Organizacionalpor
dc.title.alternativeCurricular Internship Report - Organizational Psychologyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Curricular - Psicologia Organizacionalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203129083-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Organizacional-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorReis, Joana Baptista Dias Balbis dos::0000-0002-2402-6438-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Carla Maria Santos-
uc.degree.elementojuriPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
uc.contributor.advisorPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_ Joana Reis.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

133
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

171
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons