Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104215
Título: Emoção e Desempenho Cognitivo em Crianças do 1º Ciclo: O Papel Moderador do Sono
Outros títulos: Emotion and Cognitive Performance in Primary School Children: The Moderator Role of Sleep
Autor: Duarte, Ana Raquel Branco Paixão
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Pires, Luís Miguel da Silva
Palavras-chave: sono na infância; desempenho cognitivo; sintomas emocionais; estados emocionais momentâneos; childhood sleep; cognitive performance; emotional symptoms; momentary emotional states
Data: 13-Out-2022
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC/PSI-ESP/32581/2017/PT
Título da revista, periódico, livro ou evento: Emoção e Desempenho Cognitivo em Crianças do 1º Ciclo: O Papel Moderador do Sono
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Este estudo examinou as associações entre sono, emoção e desempenho em provas cognitivas e procurou, em especial, testar as potenciais moderações do sono. Crianças entre os 8 e 9 anos que frequentavam o 3º e 4º anos em escolas da zona centro de Portugal (N = 69, 49.3% raparigas), responderam, em sessões individuais, às medidas dos estados emocionais momentâneos e a provas neuropsicológicas que englobavam os domínios da memória, linguagem e atenção/funções executivas. Dados sobre o sono e sintomatologia foram obtidos previamente pelo preenchimento de escalas e questionários por parte dos pais/encarregados de educação. Procedeu-se à análise preliminar de correlações e à análise de moderações entre as variáveis em estudo. Verificou-se que a maior duração de sono se associou a menor sintomatologia emocional e a estados emocionais momentâneos mais positivos, enquanto mais tempo para adormecer se relacionou com maiores níveis de sintomatologia. A nível cognitivo, maior duração de sono associou-se a melhores resultados na memória episódica anterógrada a longo prazo, enquanto mais tempo para adormecer e maiores níveis de sintomatologia se associaram a menor velocidade de processamento. Em interação com maiores níveis de sintomatologia, maior duração, qualidade e regularidade do sono predisseram o desempenho nas provas de Nomeação Rápida. Os resultados sugerem que, o sono não só tem um impacto negativo quando é inadequado, mas também se assume como fator protetor do funcionamento cognitivo em algumas tarefas perante a presença de sintomatologia em crianças. -------------------------------------------------------------
This study examined how sleep, emotion and cognitive tests performance relate with each other, with a particular focus in examining the potential moderating role of sleep variables. Children aged between 8 and 9, in the 3rd or 4th school grade from the center region of Portugal (N = 69, 49.3% of girls) were assessed in individual sessions with momentary emotional states’ scales and neuropsychological tests that included the domains of memory, language and attention/executive functions. Sleep and symptomatology data were gathered using parental report through scale forms and questionnaires. Preliminary correlation and moderation analysis were performed between the variables included in this study. Longer sleep duration was found to be associated with less emotional symptomatology and more positive momentary emotional states, while longer time to fall asleep was related to higher levels of symptomatology. Regarding cognitive domains, longer sleep duration was associated with better long-term episodic memory scores, while longer time to fall asleep and higher levels of symptomatology were associated with reduced processing speed. In interaction with higher levels of symptomatology, more duration, quality, and regularity of sleep predicted performance on Rapid Naming tests. Results suggest that not only does sleep have a negative impact when it is inadequate, as it is also a protective factor of cognitive functioning on some tasks when children symptomatology prevail.-----------------------------------------------------------------
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104215
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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