Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104215
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen-
dc.contributor.advisorPires, Luís Miguel da Silva-
dc.contributor.authorDuarte, Ana Raquel Branco Paixão-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:01:29Z-
dc.date.available2022-12-20T23:01:29Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104215-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste estudo examinou as associações entre sono, emoção e desempenho em provas cognitivas e procurou, em especial, testar as potenciais moderações do sono. Crianças entre os 8 e 9 anos que frequentavam o 3º e 4º anos em escolas da zona centro de Portugal (N = 69, 49.3% raparigas), responderam, em sessões individuais, às medidas dos estados emocionais momentâneos e a provas neuropsicológicas que englobavam os domínios da memória, linguagem e atenção/funções executivas. Dados sobre o sono e sintomatologia foram obtidos previamente pelo preenchimento de escalas e questionários por parte dos pais/encarregados de educação. Procedeu-se à análise preliminar de correlações e à análise de moderações entre as variáveis em estudo. Verificou-se que a maior duração de sono se associou a menor sintomatologia emocional e a estados emocionais momentâneos mais positivos, enquanto mais tempo para adormecer se relacionou com maiores níveis de sintomatologia. A nível cognitivo, maior duração de sono associou-se a melhores resultados na memória episódica anterógrada a longo prazo, enquanto mais tempo para adormecer e maiores níveis de sintomatologia se associaram a menor velocidade de processamento. Em interação com maiores níveis de sintomatologia, maior duração, qualidade e regularidade do sono predisseram o desempenho nas provas de Nomeação Rápida. Os resultados sugerem que, o sono não só tem um impacto negativo quando é inadequado, mas também se assume como fator protetor do funcionamento cognitivo em algumas tarefas perante a presença de sintomatologia em crianças. -------------------------------------------------------------por
dc.description.abstractThis study examined how sleep, emotion and cognitive tests performance relate with each other, with a particular focus in examining the potential moderating role of sleep variables. Children aged between 8 and 9, in the 3rd or 4th school grade from the center region of Portugal (N = 69, 49.3% of girls) were assessed in individual sessions with momentary emotional states’ scales and neuropsychological tests that included the domains of memory, language and attention/executive functions. Sleep and symptomatology data were gathered using parental report through scale forms and questionnaires. Preliminary correlation and moderation analysis were performed between the variables included in this study. Longer sleep duration was found to be associated with less emotional symptomatology and more positive momentary emotional states, while longer time to fall asleep was related to higher levels of symptomatology. Regarding cognitive domains, longer sleep duration was associated with better long-term episodic memory scores, while longer time to fall asleep and higher levels of symptomatology were associated with reduced processing speed. In interaction with higher levels of symptomatology, more duration, quality, and regularity of sleep predicted performance on Rapid Naming tests. Results suggest that not only does sleep have a negative impact when it is inadequate, as it is also a protective factor of cognitive functioning on some tasks when children symptomatology prevail.-----------------------------------------------------------------eng
dc.description.sponsorshipFCT-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC/PSI-ESP/32581/2017/PT-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectsono na infânciapor
dc.subjectdesempenho cognitivopor
dc.subjectsintomas emocionaispor
dc.subjectestados emocionais momentâneospor
dc.subjectchildhood sleepeng
dc.subjectcognitive performanceeng
dc.subjectemotional symptomseng
dc.subjectmomentary emotional stateseng
dc.titleEmoção e Desempenho Cognitivo em Crianças do 1º Ciclo: O Papel Moderador do Sonopor
dc.title.alternativeEmotion and Cognitive Performance in Primary School Children: The Moderator Role of Sleepeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEmoção e Desempenho Cognitivo em Crianças do 1º Ciclo: O Papel Moderador do Sonopor
dc.date.embargoEndDate2024-10-12-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-10-12*
dc.identifier.tid203128699-
rcaap.embargofctPara salvaguardar o material que ainda não se encontra publicado referente a esta investigação e no contexto de um projeto de doutoramento previsto para uma maior duração.-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDuarte, Ana Raquel Branco Paixão::0000-0003-3732-3631-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriFreitas, Paula Cristina Oliveira Castilho-
uc.degree.elementojuriGomes, Ana Cardoso Allen-
uc.degree.elementojuriMarques, Daniel Ruivo-
uc.contributor.advisorGomes, Ana Cardoso Allen::0000-0002-8221-6985-
uc.contributor.advisorPires, Luís Miguel da Silva::0000-0003-3774-6036-
item.grantfulltextembargo_20241012-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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