Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104175
Title: Laços que Persistem no Tempo: O Papel da Educação Não-Formal num Centro Comunitário
Other Titles: Ties That Persist Over Time: The Role of Non-Formal Education in a Community Center
Authors: Pina, Andreia Filipa Marques
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Educação de Adultos; Educação Não-Formal; Intervenção Comunitária; Centro Comunitário; Adult Education; Non-Formal Education; Community Intervention; Community Center
Issue Date: 27-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Laços que Persistem no Tempo: O Papel da Educação Não-Formal num Centro Comunitário
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório representa o culminar do Estágio Curricular efetivado no âmbito do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, daqui em diante designado MEFAIC, no CCI, o qual constituiu uma das respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra ao nível da intervenção comunitária. A concretização do Estágio Curricular teve subjacente a definição de cinco objetivos gerais que guiaram o seu decurso, especificamente: integrar a instituição de acolhimento de Estágio; fortalecer as competências pessoais e sociais dos/as utentes através das sessões de Alfabetização de Adultos; capacitar os/as participantes da Oficina de Informática a utilizar recursos e ferramentas digitais; identificar as necessidades das famílias monoparentais, integradas no Projeto Família +; e, por último, desenvolver um projeto de investigação científica no domínio da Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária. Neste sentido, e para que os cinco objetivos enunciados se sustentassem em bases concetuais, foi realizada uma reflexão teórica relativa às noções fulcrais e transversais a todo o Estágio que se encontra espelhada no primeiro capítulo do documento em apreço. Posteriormente, no segundo capítulo, é efetuada a caraterização da instituição onde decorreu o Estágio. No terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Estágio, bem como as atividades desenvolvidas ao longo da permanência da mestranda no CCI. O quarto capítulo é dedicado à Avaliação, mais concretamente, à autoavaliação e à heteroavaliação. No quinto capítulo são realizadas as Considerações Finais, relativas a todo o processo de Estágio, quer na sua vertente de intervenção no terreno, quer em termos académicos. E, por fim, o Relatório finda com a apresentação de Anexos e Apêndices, respetivamente, considerados basilares ao trabalho desenvolvido.
This Report represents the culmination of the Curricular Internship carried out within the scope of the Masters in Adult Education and Training and Community Intervention, hereinafter designated as MEFAIC, at the CCI, referred to as one of the method of action of social responses of Cáritas Diocesana de Coimbra at the of community intervention.The implementation of the Curricular Internship was based on the definition of five general objectives that guided its course, specifically: to integrate the internship host institution; to strengthen the users personal and social skills through Adult Literacy sessions; to train the participants of the Informatics Workshop to use digital resources and tools; to identify the needs of single-parent families, integrated in the Family + Project; and, finally, to develop a scientific research project in the field of Adult Education and Training and Community Intervention.In this sense, and in order for the five stated objectives to be supported by conceptual bases, a theoretical reflection was carried out on the central and transversal notions of the entire Internship, which is reflected in the first chapter of the document in question. Subsequently, in the second chapter, the characterization of the institution where the Internship took place is carried out. In the third chapter, the Internship Project is presented, as well as the activities developed during the masters student stay at the CCI. The fourth chapter is dedicated to Assessment, more specifically to self assessment and hetero-assessment. In the fifth chapter, the Final Considerations are carried out, relating to the entire Internship process, both in terms of intervention in the field and in academic terms. And, finally, the Report ends with the presentation of Attachments and Appendices, respectively, considered fundamental to the work developed.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104175
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final Andreia Pina.pdf7.52 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons