Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104109
Título: A competência comunicativa em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira. O ensino explícito de relações semânticas entre palavras.
Outros títulos: Communicative competence in Portuguese as mother tongue and in French as a foreign language. The explicit teaching of semantic relations between words.
Autor: Matias, Victor Fernando Fonseca
Orientador: Domingues, João da Costa
Pereira, Maria Isabel Pires
Palavras-chave: semântica; léxico; prática pedagógica; ensino explícito; semantics; lexicon; teaching practice; explicit education
Data: 25-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A competência comunicativa em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira. O ensino explícito de relações semânticas entre palavras.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Este relatório descreve a Prática Pedagógica por mim desenvolvida nos primeiro, segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2020-2021, junto de duas turmas do oitavo ano, nas disciplinas de Português e Francês, da Escola Secundária Quinta das Flores, em Coimbra. Para responder à questão «De que modo o ensino explícito da relação semântica entre palavras na organização textual/discursiva desenvolve a competência lexical na escrita dos alunos do 8º ano?», lecionei um total de quinze aulas em cada uma das disciplinas, nas quais inseri a matéria das Relações Semânticas entre Palavras – sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia – recorrendo, para tal, a exercícios acerca da matéria em estudo (Texto Poético, Texto Narrativo e Texto Dramático em Português, e «Maison,Ville et Campagne» em Francês), e de perguntas inseridas nas Fichas de Trabalho que distribuí aos alunos para avaliar os seus conhecimentos no final de cada ciclo de aulas. Os resultados demonstraram que a adoção do método do Ensino Explícito durante a minha prática pedagógica contribuiu para um sucesso generalizado, que se refletiu nas notas obtidas nos testes de avaliação nas disciplinas de Português e de Francês.Fazendo referência à utilização do Ensino Explícito - o qual tem como princípio, entre outros, a explicação da matéria aos alunos por ordem crescente de dificuldade, da mais simples para a mais complexa – nomeadamente no que diz respeito ao seu tema principal, as relações semânticas entre palavras, este Relatório salienta a necessidade de um método que dê origem a uma melhor e maior compreensão por parte dos alunos da matéria dada, o que ocasiona uma maior facilidade na resolução quer dos exercícios, quer dos testes de avaliação.
This report describes the Teaching Practice which I have developed throughout the first, second and third trimesters of the past schoolyear, with two Eighth Grade classes, in the subjects of Portuguese and French, belonging to the Quinta das Flores Secondary School, in Coimbra. To answer the question of «In what way does the explicit teaching of semantic relations between words in text/discourse organization develop lexical competences in the writing of Eighth Grade .? » I have taught a total of fifteen classes in each subject, during which I have inserted Semantic Relations Between Words – synonymy, antonymy, hyponymy, and hypernymy - with the use of written exercises, about the matter being studied (Poetic Text, Narrative Text and Dramatic Text in Portuguese and Maison, Ville et Campagne» in French), and as part of the written texts which I handed the students in order to evaluate their acquisition of knowledge at the end of each cycle of lessons. The results have shown that by adopting the Explicit Teaching method during my practice, I have contributed to an overall success, reflected in the grades obtained in the two worksheets, and also in the French worksheets.By referring the use of Explicit Teaching – which holds, as one of its main principles, explaining the subject matter to the students in increasing order of difficulty - from the easiest to the most complex – namely on what concerns its main theme, Semantic Relations, this report emphasizes the need for a method which allows for both a better and greater understanding on the part of the students of the subject matter and makes it a lot easier for them to solve not only those exercises I gave them during class but also the assessment worksheets.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104109
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
VictorMatias_versaofinal.pdf3.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

52
Visto em 17/jul/2024

Downloads

81
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons