Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104069
Título: A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
Outros títulos: CULTURAL DIVERSITY AS A LINK BETWEEN GEOGRAPHY AND MUSIC - A PROPOSAL FOR TEACHING STRATEGY
Autor: Dias, Ângela Aguiar
Orientador: Nunes, Adélia Jesus Nobre
Fernandes, João Luís Jesus
Palavras-chave: Diversidade Cultural; Transversalidade; Música; Trabalho de grupo; Ensino à Distância; Cultural Diversity; Music; Transversality; Transversality; Remote Teaching
Data: 24-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: presente Relatório de Estágio tem como objetivo primordial a reflexão sobre as atividades realizadas ao longo do ano letivo 2019/2020, que terminou com a realização de Estágio Pedagógico Supervisionado. Este, foi realizado no Colégio São Teotónio, em Coimbra, junto de uma turma de 8ºano, onde tive a primeira oportunidade de lecionar e conviver com a turma à qual estive afeta durante um ano letivo.O culminar do relatório, apresenta uma proposta de estratégia para o tema da Diversidade Cultural, utilizando a música como um recurso didático. A música, desempenha um papel fundamental nas sociedades contemporâneas, uma vez que a maioria da população é consumidora deste recurso. Além disso, é igualmente abordada a existência da transversalidade entre disciplinas, nesse sentido e uma vez que a turma afeta ao estágio se enquadra no regime de Ensino Integrado, considera-se uma mais-valia a complementaridade entre as demais áreas do saber e do currículo. Assim e mediante o apresentado, o trabalho de grupo é também um tema contemplado no relatório, considerando-se uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal. No relatório, é também apresentada uma reflexão sobre o Ensino à Distância, que não ocorreria em “condições normais”, onde relato a minha experiência bem como aquilo que foi feito ao longo do 3ºperíodo. Para finalizar, o relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, sendo que a primeira aborda a caraterização da escola, da turma e as atividades que foram realizadas ao longo do ano. A segunda, concentra-se sobretudo na investigação empírica e científica do tema da Diversidade Cultural. Por fim, a terceira parte, foca o ensino à distância, que foi implementado devido à pandemia causada pelo Covid-19.
The present Internship Report aims to reflect upon the activities conducted throughout the school year 2019/2020, which ended with the completion of the Supervised Pedagogical Internship. This internship was carried out in Colégio São Teotónio in Coimbra, with an 8th year class, where I had the first opportunity to teach and to spend time with the class, I worked with for the duration of the school year. The culmination of the report proposes a strategy for the theme of Cultural Diversity, using music as a teaching resource. Music plays a fundamental role in contemporary societies, as most of the population consumes it. The transversality between subjects is also approached; as the class involved in the internship is in the Integrated Teaching regime, the complementarity between the areas of knowledge and the curriculum is considered to be beneficial. Bearing in mind what is presented, group work is another theme discussed in the report, being considered a useful tool for personal development. In the report, a reflection on Remote Teaching (which would not have occurred under “normal” conditions) is also presented, where I report my experience, as well as what was achieved during the 3rd period.In conclusion, the report is divided into three fundamental parts. The first approaches the characterization of school, the class and the activities that were carried out throughout the year, the second focuses mostly on the empirical and scientific investigation of the theme of Cultural Diversity, and the third focuses on remote teaching, which was implemented due to the Covid-19 pandemic.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104069
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AngelaDias_versaofinal.pdf69.95 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

41
Visto em 15/mai/2024

Downloads

18
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons