Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104069
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
dc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
dc.contributor.authorDias, Ângela Aguiar-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:02:02Z-
dc.date.available2022-12-16T23:02:02Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104069-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractpresente Relatório de Estágio tem como objetivo primordial a reflexão sobre as atividades realizadas ao longo do ano letivo 2019/2020, que terminou com a realização de Estágio Pedagógico Supervisionado. Este, foi realizado no Colégio São Teotónio, em Coimbra, junto de uma turma de 8ºano, onde tive a primeira oportunidade de lecionar e conviver com a turma à qual estive afeta durante um ano letivo.O culminar do relatório, apresenta uma proposta de estratégia para o tema da Diversidade Cultural, utilizando a música como um recurso didático. A música, desempenha um papel fundamental nas sociedades contemporâneas, uma vez que a maioria da população é consumidora deste recurso. Além disso, é igualmente abordada a existência da transversalidade entre disciplinas, nesse sentido e uma vez que a turma afeta ao estágio se enquadra no regime de Ensino Integrado, considera-se uma mais-valia a complementaridade entre as demais áreas do saber e do currículo. Assim e mediante o apresentado, o trabalho de grupo é também um tema contemplado no relatório, considerando-se uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal. No relatório, é também apresentada uma reflexão sobre o Ensino à Distância, que não ocorreria em “condições normais”, onde relato a minha experiência bem como aquilo que foi feito ao longo do 3ºperíodo. Para finalizar, o relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, sendo que a primeira aborda a caraterização da escola, da turma e as atividades que foram realizadas ao longo do ano. A segunda, concentra-se sobretudo na investigação empírica e científica do tema da Diversidade Cultural. Por fim, a terceira parte, foca o ensino à distância, que foi implementado devido à pandemia causada pelo Covid-19.por
dc.description.abstractThe present Internship Report aims to reflect upon the activities conducted throughout the school year 2019/2020, which ended with the completion of the Supervised Pedagogical Internship. This internship was carried out in Colégio São Teotónio in Coimbra, with an 8th year class, where I had the first opportunity to teach and to spend time with the class, I worked with for the duration of the school year. The culmination of the report proposes a strategy for the theme of Cultural Diversity, using music as a teaching resource. Music plays a fundamental role in contemporary societies, as most of the population consumes it. The transversality between subjects is also approached; as the class involved in the internship is in the Integrated Teaching regime, the complementarity between the areas of knowledge and the curriculum is considered to be beneficial. Bearing in mind what is presented, group work is another theme discussed in the report, being considered a useful tool for personal development. In the report, a reflection on Remote Teaching (which would not have occurred under “normal” conditions) is also presented, where I report my experience, as well as what was achieved during the 3rd period.In conclusion, the report is divided into three fundamental parts. The first approaches the characterization of school, the class and the activities that were carried out throughout the year, the second focuses mostly on the empirical and scientific investigation of the theme of Cultural Diversity, and the third focuses on remote teaching, which was implemented due to the Covid-19 pandemic.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiversidade Culturalpor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectTrabalho de grupopor
dc.subjectEnsino à Distânciapor
dc.subjectCultural Diversityeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectTransversalityeng
dc.subjectTransversalityeng
dc.subjectRemote Teachingeng
dc.titleA DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICApor
dc.title.alternativeCULTURAL DIVERSITY AS A LINK BETWEEN GEOGRAPHY AND MUSIC - A PROPOSAL FOR TEACHING STRATEGYeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleA DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203124928-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDias, Ângela Aguiar::0000-0003-1294-6402-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
uc.degree.elementojuriNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.contributor.advisorFernandes, João Luís Jesus-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
AngelaDias_versaofinal.pdf69.95 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons