Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104052
Título: O Desenvolvimento da Competência Textual em Língua Estrangeira
Outros títulos: The Development of Textual Competence in Foreign Language
Autor: Ribeiro, Vasco Manuel Sampaio
Orientador: Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Carecho, Judite Manuela Silva Nogueira
Palavras-chave: Ensino de Línguas Estrangeiras; Competência Textual; Inglês; Alemão; Compreensão e Produção; Foreign Language Teaching; Textual Competence; English; German; Comprehension and Production
Data: 25-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Desenvolvimento da Competência Textual em Língua Estrangeira
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: A pedagogia contemporânea do ensino de línguas estrangeiras apresenta com uma grande variedade de perspetivas e metodologias, por vezes contraditórias ou, pelo menos, difíceis de conciliar na prática e concretizar em sala de aula.Assim sendo, surge como essencial para a prática letiva encontrar uma forma de integrar as várias perspetivas numa visão holística do desenvolvimento e aprendizagem de línguas. Esta visão terá necessariamente de ser abrangente o suficiente para integrar os diversos pontos de vista, mas concreta o suficiente para poder enformar o desenvolvimento de materiais e avaliar o sucesso dos alunos. O presente Relatório tem como propósito sugerir que este objetivo holístico poderá estar associado ao entendimento do ensino de línguas estrangeiras como o local indicado para o desenvolvimento da competência textual – competência esta que inclui sob a sua alçada as mais variadas competências tradicionalmente reconhecidas, como a compreensão oral e escrita, a produção oral e escrita, a correção gramatical e a abrangência vocabular. Parte-se do princípio de que a tentativa de desenvolver estas competências nos alunos de forma isolada, sem referência à sua complementaridade e interdependência, dará origem a uma aprendizagem de língua demasiado focada nos aspetos particulares e com atenção insuficiente aos contextos em que a língua é usada, assim como à interligação entre as suas diferentes facetas.Para tal, neste Relatório descreve-se a Prática Pedagógica Supervisionada, por forma a contextualizar o espaço no qual este conceito de competência textual foi experimentado na prática e a sua eficácia e centralidade no processo de aprendizagem aferida. Para fundamentar esta perspetiva, a discussão teórica do conceito de competência textual inicia-se com uma revisão da bibliografia relevante sobre conceitos científico-pedagógicos basilares, que servirão como fundamento para um entendimento rigoroso da competência textual, e a forma como esta engloba e unifica os mais variados conceitos pedagógicos tradicionalmente reconhecidos. Assim, este conceito poderá contribuir para uma reapreciação holística do propósito e processo da aprendizagem de línguas estrangeiras.
Contemporary foreign language teaching pedagogy presents a wide variety of perspectives and methodologies, which are sometimes contradictory or at least difficult to reconcile in practice and to implement in the classroom.Therefore, it is essential for teaching practice to find a way to integrate the various perspectives into a holistic view of language development and learning. This view must necessarily be broad enough to integrate the various points of view, but concrete enough to inform the development of materials and assess learners' success. The purpose of this report is to suggest that this holistic objective may be associated with an understanding of foreign language teaching as the appropriate place for the development of textual competence - a competence which includes under its purview a wide range of traditionally recognised skills such as listening and reading comprehension, spoken and written production, grammatical accuracy and vocabulary range. It is assumed that attempting to develop these competences in students in isolation, without reference to their complementarity and interdependence, will result in language learning that is too focused on the particulars, with insufficient reference to the contexts in which language is used, as well as the interrelatedness of its different aspects.To this end, this report describes the Supervised Pedagogical Practice in order to contextualise the space in which this concept of textual competence was tested in practice and its effectiveness and centrality in the learning process assessed. To substantiate this perspective, the theoretical discussion of the concept of textual competence begins with a review of the relevant bibliography on fundamental scientific-pedagogical concepts, which will serve as a foundation for a rigorous understanding of textual competence, and the way in which it encompasses and unifies the most varied pedagogical concepts traditionally recognised. In this way, the concept can contribute to a holistic re-appraisal of the purpose and process of foreign language learning.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104052
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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