Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104052
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dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.advisorCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
dc.contributor.authorRibeiro, Vasco Manuel Sampaio-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:00:41Z-
dc.date.available2022-12-16T23:00:41Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104052-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA pedagogia contemporânea do ensino de línguas estrangeiras apresenta com uma grande variedade de perspetivas e metodologias, por vezes contraditórias ou, pelo menos, difíceis de conciliar na prática e concretizar em sala de aula.Assim sendo, surge como essencial para a prática letiva encontrar uma forma de integrar as várias perspetivas numa visão holística do desenvolvimento e aprendizagem de línguas. Esta visão terá necessariamente de ser abrangente o suficiente para integrar os diversos pontos de vista, mas concreta o suficiente para poder enformar o desenvolvimento de materiais e avaliar o sucesso dos alunos. O presente Relatório tem como propósito sugerir que este objetivo holístico poderá estar associado ao entendimento do ensino de línguas estrangeiras como o local indicado para o desenvolvimento da competência textual – competência esta que inclui sob a sua alçada as mais variadas competências tradicionalmente reconhecidas, como a compreensão oral e escrita, a produção oral e escrita, a correção gramatical e a abrangência vocabular. Parte-se do princípio de que a tentativa de desenvolver estas competências nos alunos de forma isolada, sem referência à sua complementaridade e interdependência, dará origem a uma aprendizagem de língua demasiado focada nos aspetos particulares e com atenção insuficiente aos contextos em que a língua é usada, assim como à interligação entre as suas diferentes facetas.Para tal, neste Relatório descreve-se a Prática Pedagógica Supervisionada, por forma a contextualizar o espaço no qual este conceito de competência textual foi experimentado na prática e a sua eficácia e centralidade no processo de aprendizagem aferida. Para fundamentar esta perspetiva, a discussão teórica do conceito de competência textual inicia-se com uma revisão da bibliografia relevante sobre conceitos científico-pedagógicos basilares, que servirão como fundamento para um entendimento rigoroso da competência textual, e a forma como esta engloba e unifica os mais variados conceitos pedagógicos tradicionalmente reconhecidos. Assim, este conceito poderá contribuir para uma reapreciação holística do propósito e processo da aprendizagem de línguas estrangeiras.por
dc.description.abstractContemporary foreign language teaching pedagogy presents a wide variety of perspectives and methodologies, which are sometimes contradictory or at least difficult to reconcile in practice and to implement in the classroom.Therefore, it is essential for teaching practice to find a way to integrate the various perspectives into a holistic view of language development and learning. This view must necessarily be broad enough to integrate the various points of view, but concrete enough to inform the development of materials and assess learners' success. The purpose of this report is to suggest that this holistic objective may be associated with an understanding of foreign language teaching as the appropriate place for the development of textual competence - a competence which includes under its purview a wide range of traditionally recognised skills such as listening and reading comprehension, spoken and written production, grammatical accuracy and vocabulary range. It is assumed that attempting to develop these competences in students in isolation, without reference to their complementarity and interdependence, will result in language learning that is too focused on the particulars, with insufficient reference to the contexts in which language is used, as well as the interrelatedness of its different aspects.To this end, this report describes the Supervised Pedagogical Practice in order to contextualise the space in which this concept of textual competence was tested in practice and its effectiveness and centrality in the learning process assessed. To substantiate this perspective, the theoretical discussion of the concept of textual competence begins with a review of the relevant bibliography on fundamental scientific-pedagogical concepts, which will serve as a foundation for a rigorous understanding of textual competence, and the way in which it encompasses and unifies the most varied pedagogical concepts traditionally recognised. In this way, the concept can contribute to a holistic re-appraisal of the purpose and process of foreign language learning.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de Línguas Estrangeiraspor
dc.subjectCompetência Textualpor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectAlemãopor
dc.subjectCompreensão e Produçãopor
dc.subjectForeign Language Teachingeng
dc.subjectTextual Competenceeng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectGermaneng
dc.subjectComprehension and Productioneng
dc.titleO Desenvolvimento da Competência Textual em Língua Estrangeirapor
dc.title.alternativeThe Development of Textual Competence in Foreign Languageeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Desenvolvimento da Competência Textual em Língua Estrangeirapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203125754-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRibeiro, Vasco Manuel Sampaio::0000-0001-8401-7958-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriLourenço, Mónica Sofia Marques-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro::0000-0002-7869-7835-
uc.contributor.advisorCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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