Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/103412
Título: | Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 8ºD, no Ano Letivo 2021-2022 | Outros títulos: | Pedagogical Internship Report, developed at Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, with the 8th D class, in the academic year 2021-2022 | Autor: | Ribeiro, João Luís Antunes Martins | Orientador: | Pereira, Artur Manuel Romão | Palavras-chave: | Educação Física; Estágio Pedagógico; Formação de Professores; Intervenção Pedagógica; Reflexão Crítica; Critical Reflection; Pedagogical Internship; Pedagogical Intervention; Physical Education; Teacher Training | Data: | 7-Set-2022 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 8ºD, no Ano Letivo 2021-2022 | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra | Resumo: | O presente Relatório de Estágio apresenta uma reflexão crítica e fundamentada sobre o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, acompanhando a turma do 8ºD durante o ano letivo 2021/2022. O Estágio Pedagógico objetivou a preparação para a prática docente e inseriu-se no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O relatório contempla três capítulos: Capítulo 1 - Caracterização; Capítulo 2 - Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; e Capítulo 3 - Aprofundamento do tema/problema. O desenvolvimento do Capítulo 2 sustentou-se no Guia de Estágio para 2021-2022, trabalhando sob quatro áreas de intervenção: Área 1 - Atividades de Ensino-Aprendizagem; Área 2 - Atividades de Organização e Gestão Escolar; Área 3 - Projetos e Parcerias Educativas; e Área 4 - Atitude Ético-Profissional. Cada uma destas áreas foi alvo de uma reflexão, que complementada pela bibliografia, permite-nos interpretar e refletir acerca do trabalho desenvolvido. Cada uma das áreas de intervenção apresentadas no presente relatório aborda as decisões e estratégias utilizadas, assim como as dificuldades e fragilidades sentidas. No final do relatório é apresentado um balanço da nossa prática pedagógica supervisionada. A importância e potencial formativo da prática pedagógica supervisionada são salientados neste relatório, com destaque para a influência da intervenção prática na formação dos futuros docentes de Educação Física. A realização do Estágio Pedagógico confere aos futuros professores a possibilidade de confrontarem o conhecimento teórico com a sua aplicação prática. This Internship Report presents a critical and grounded reflection on the Pedagogical Internship held at Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, accompanying the 8th D class during the 2021/2022 school year. The Pedagogical Internship aimed at preparing for teaching practice and was part of the Master's in Physical Education Teaching in Basic and High School Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The report includes three chapters: Chapter 1 - Characterization; Chapter 2 - Reflective Analysis on Pedagogical Practice; and Chapter 3 - Deepening of the theme/problem. The development of Chapter 2 was based on the Internship Guide for 2021-2022, working under four areas of intervention: Area 1 - Teaching-Learning Activities; Area 2 - School Organization and Management Activities; Area 3 - Educational Projects and Partnerships; and Area 4 - Ethical-Professional Attitude. Each of these areas were subject of reflection, which, complemented by the bibliography, allows us to interpret and reflect on the work developed. Each of the intervention areas presented in this report includes the decisions and strategies used, as well as the difficulties and weaknesses felt. At the end of the report, an overview of our supervised pedagogical practice is presented. The importance and formative potential of supervised pedagogical practice are highlighted in this report, with emphasis on the influence of practical intervention in the training of future Physical Education teachers. The experience of the Pedagogical Internship gives to future teachers the possibility of confronting theoretical knowledge with its practical application. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/103412 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Pedagógico_João Ribeiro.pdf | 2.92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
50
Visto em 16/jul/2024
Downloads
119
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons