Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103412
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Artur Manuel Romão-
dc.contributor.authorRibeiro, João Luís Antunes Martins-
dc.date.accessioned2022-11-10T23:00:46Z-
dc.date.available2022-11-10T23:00:46Z-
dc.date.issued2022-09-07-
dc.date.submitted2022-11-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/103412-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio apresenta uma reflexão crítica e fundamentada sobre o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, acompanhando a turma do 8ºD durante o ano letivo 2021/2022. O Estágio Pedagógico objetivou a preparação para a prática docente e inseriu-se no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O relatório contempla três capítulos: Capítulo 1 - Caracterização; Capítulo 2 - Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; e Capítulo 3 - Aprofundamento do tema/problema. O desenvolvimento do Capítulo 2 sustentou-se no Guia de Estágio para 2021-2022, trabalhando sob quatro áreas de intervenção: Área 1 - Atividades de Ensino-Aprendizagem; Área 2 - Atividades de Organização e Gestão Escolar; Área 3 - Projetos e Parcerias Educativas; e Área 4 - Atitude Ético-Profissional. Cada uma destas áreas foi alvo de uma reflexão, que complementada pela bibliografia, permite-nos interpretar e refletir acerca do trabalho desenvolvido. Cada uma das áreas de intervenção apresentadas no presente relatório aborda as decisões e estratégias utilizadas, assim como as dificuldades e fragilidades sentidas. No final do relatório é apresentado um balanço da nossa prática pedagógica supervisionada. A importância e potencial formativo da prática pedagógica supervisionada são salientados neste relatório, com destaque para a influência da intervenção prática na formação dos futuros docentes de Educação Física. A realização do Estágio Pedagógico confere aos futuros professores a possibilidade de confrontarem o conhecimento teórico com a sua aplicação prática.por
dc.description.abstractThis Internship Report presents a critical and grounded reflection on the Pedagogical Internship held at Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, accompanying the 8th D class during the 2021/2022 school year. The Pedagogical Internship aimed at preparing for teaching practice and was part of the Master's in Physical Education Teaching in Basic and High School Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The report includes three chapters: Chapter 1 - Characterization; Chapter 2 - Reflective Analysis on Pedagogical Practice; and Chapter 3 - Deepening of the theme/problem. The development of Chapter 2 was based on the Internship Guide for 2021-2022, working under four areas of intervention: Area 1 - Teaching-Learning Activities; Area 2 - School Organization and Management Activities; Area 3 - Educational Projects and Partnerships; and Area 4 - Ethical-Professional Attitude. Each of these areas were subject of reflection, which, complemented by the bibliography, allows us to interpret and reflect on the work developed. Each of the intervention areas presented in this report includes the decisions and strategies used, as well as the difficulties and weaknesses felt. At the end of the report, an overview of our supervised pedagogical practice is presented. The importance and formative potential of supervised pedagogical practice are highlighted in this report, with emphasis on the influence of practical intervention in the training of future Physical Education teachers. The experience of the Pedagogical Internship gives to future teachers the possibility of confronting theoretical knowledge with its practical application.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectReflexão Críticapor
dc.subjectCritical Reflectioneng
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 8ºD, no Ano Letivo 2021-2022por
dc.title.alternativePedagogical Internship Report, developed at Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, with the 8th D class, in the academic year 2021-2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 8ºD, no Ano Letivo 2021-2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203095812-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRibeiro, João Luís Antunes Martins::0000-0003-3318-1007-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila-
uc.contributor.advisorPereira, Artur Manuel Romão-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Pedagógico_João Ribeiro.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

34
checked on May 7, 2024

Download(s)

88
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons