Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/103407
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária C/ 3º Ciclo Dom Dinis, junto da turma 7ºC, no ano letivo de 2021/2002 - Tempo Potencial de Aprendizagem: comparação entre modalidades coletivas e individuais em aulas de Educação Física lecionadas por professores estagiários.
Outros títulos: Pedagogical Training Report developed at Escola Secundária C/ 3º Ciclo Dom Dinis, with the class 7ºC, in the school year of 2021/2002 - Potential Learning Time: comparison between collective and individual sports in Physical Education classes taught by trainee teachers.
Autor: Eva, Cátia Moreira
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Processo de Ensino-Aprendizagem; Reflexão Crítica; Pedagogical Internship; Physical Education; Teaching-Learning Process; Critical Reflection
Data: 8-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária C/ 3º Ciclo Dom Dinis, junto da turma 7ºC, no ano letivo de 2021/2002 - Tempo Potencial de Aprendizagem: comparação entre modalidades coletivas e individuais em aulas de Educação Física lecionadas por professores estagiários.
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente documento descreve as atividades desempenhadas durante o Estágio Pedagógico, desenvolvido com a turma do 7ºC, na Escola Secundária C/ 3º Ciclo D. Dinis, em Coimbra, no ano letivo 2021/2022. Este Relatório de Estágio foi realizado, objetivando a obtenção do grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Ao longo do relatório apresentamos o trabalho realizado nas diversas áreas durante o Estágio Pedagógico, expondo as fragilidades iniciais, decisões tomadas, estratégias adotadas e outros aspetos fundamentais do exercício docente. Em torno da apresentação do trabalho efetuado, surge uma reflexão profunda sobre a atuação nas diversas áreas. O documento encontra-se subdividido em três grandes capítulos. O primeiro é referente ao nosso plano formativo e ao meio onde exercemos o estágio pedagógico. No segundo capítulo realizamos uma análise reflexiva da nossa prática pedagógica nas diferentes áreas: Atividades de Ensino e Aprendizagem; Atividades de Organização e Gestão Escolar; Projetos e Parcerias Educativas; e Atitude Ético-Profissional. O terceiro capítulo visa o aprofundamento do Tema-Problema, que consistiu na comparação do tempo potencial de aprendizagem entre modalidades individuais e coletivas. Os dados foram recolhidos em aulas com diferentes durações e com distintas funções didáticas. A análise dos dados foi efetuada com recurso à estatística descritiva, tendo os principais resultados apontado para um maior tempo potencial de aprendizagem nas modalidades individuais.
This document describes the activities performed during the Pedagogical Internship, developed with the class of 7th grade, at the Secondary School C / 3rd Cycle D. Dinis, in Coimbra, in the school year 2021/2022. This Internship Report was conducted in order to obtain a Master's degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra.Throughout the report, we present the work done in the various areas during the Pedagogical Internship, exposing the initial weaknesses, decisions made, strategies adopted and other key aspects of the teaching practice. Around the presentation of the work done, there is an in-depth reflection on the performance in the various areas. The document is divided into three main chapters. The first refers to our training plan and the environment where we carried out our pedagogical internship. The second chapter is a reflective analysis of our pedagogical practice in the different areas: Teaching and Learning Activities; School Organization and Management Activities; Projects and Educational Partnerships; and Ethical-Professional Attitude. The third chapter aims at deepening the Problem-Theme, which consisted in comparing the potential learning time between individual and collective modalities. The data were collected in classes of different durations and with different didactic functions. Data analysis was performed using descriptive statistics, and the main results pointed to a greater potential learning time in individual sports.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103407
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_Cátia Eva_2017231084.pdf1.64 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

83
Visto em 8/mai/2024

Downloads

87
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons