Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/103101
Título: O Meu Trilho De Aluna a Professora
Outros títulos: My Path From Student to Teacher
Autor: Marques, Margarida Maria de Jesus Alves
Orientador: Correia, Joana Maria da Silva Teles
Palavras-chave: Matemática; Estágio Curricular; Ensino; Docente; Escola; Mathematics; Curricular Internship; Teaching; Teacher; School
Data: 21-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Meu Trilho De Aluna a Professora
Local de edição ou do evento: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Resumo: Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular "Estágio e Relatório", que integra o Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica da Professora Doutora Joana Teles e a orientação pedagógica da Professora Margarida Cid. O Núcleo de Estágio de Matemática do ano letivo 2021/2022, da Escola Secundária de Jaime Cortesão, foi constituído pela Orientadora Cooperante Professora Margarida Cid e por três Professores Estagiários, a autora deste relatório, Diogo Oliveira e João Marcelino. Durante o presente ano letivo, a estagiária assistiu a todas as aulas da Orientadora Cooperante, colaborando sempre que necessário, e lecionou as suas aulas assistidas numa turma de 10.º ano, na disciplina de Matemática A. Para além da prática letiva, foram desenvolvidas várias atividades, tanto em cada uma das turmas, como, também, envolvendo a comunidade escolar. Este relatório está estruturado em cinco capítulos. No primeiro é feito um enquadramento do estágio curricular, no segundo é abordada a prática pedagógica e no terceiro são descritas as estruturas de orientação pedagógica e educativa. No quarto são apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano e no quinto as formações e webinars, em que a estagiária participou. Por fim, é feita uma reflexão crítica acerca do ano de estágio e da experiência vivenciada pela estagiária.
This Internship Report was elaborated in the scope of the curricular unit "Estágio e Relatório" of the Master in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, of the Department of Mathematics of the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra, under the scientific guidance of Professor Joana Teles PhD and the supervision of Teacher Margarida Cid. The Math Internship Team of the academic year of 2021/2022, in the school Escola Secundária de Jaime Cortesão, was composed by the supervising Teacher Margarida Cid and three interns, this report’s author, Diogo Oliveira and João Marcelino. During the current academic year, the author attended every class given by Teacher Margarida Cid, of Matemática A and Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), assisting whenever necessary, and taught in supervised classes in a 10.º grade class, the subject of Matemática A. Besides teaching, several activities were developed in all the internship classes and with the school community. This report is structured in five chapters. In the first one the internship context is adressed. The second chapter details the educational practice used. The third chapter details the structures of educational and pedagogic guidance framework. The forth chapter enumerates the activities developed throughout the school year. Finally, the fifth chapter features the workshops and webinars, in which the author engaged. As a conclusion, a critical reflection about the academic year is presented.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/103101
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
thesis.pdf45.57 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

92
Visto em 16/jul/2024

Downloads

150
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons