Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102971
Título: Ser Professor, Como Tudo Começa
Outros títulos: Being a Teacher, How It All Begins
Autor: Marques, Sofia Duarte
Orientador: Caseiro, Raquel Susana Giraldes
Palavras-chave: Aluno; Matemática; Mestrado; Professor; Turma; Student; Mathematics; Master's Dgree; Teacher,; Class
Data: 20-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ser Professor, Como Tudo Começa
Local de edição ou do evento: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.ºCiclo do Ensino Básico e no Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade deCoimbra, tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no decurso do Estágio Curricularque decorreu na Escola Secundária de Tondela, no distrito de Viseu, durante o ano letivo 2021/2022,sob orientação da Professora Doutora Raquel Caseiro, Orientadora Científica, e do Professor LuísCarmelo, Orientador Cooperante.Este relatório pretende relatar e refletir as experiências vividas e o trabalho desenvolvido aolongo deste ano de estágio. O documento encontra-se organizado em sete capítulos, ao longo dosquais consta uma introdução, uma contextualização do estágio, uma descrição da prática letiva,da participação nas estruturas de orientação pedagógica e educativa, das atividades desenvolvidase das atividades extracurriculares, terminando com uma conclusão. A prática letiva compreendea observação, planificação e lecionação de aulas, a elaboração, realização e correção de testesde avaliação. O acompanhamento de uma Direção de Turma e a participação nas reuniões, doDepartamento de Matemática, de Conselhos de Turma e de seminários pedagógicos, insere-se nasestruturas de orientação pedagógica e educativa. As atividades desenvolvidas na escola abrangemas atividades dinamizadas e organizadas pelo Núcleo de Estágio de Matemática, pela escola e pelaprofessora estagiária. E por fim, as atividades extracurriculares contam com as formações em que aprofessora estagiária participou.
This Internship Report prepared within the scope of the Master in Mathematics Teaching in the 3rdCycle of Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sciences and Technology of the Universityof Coimbra, aims to describe the activities developed during the Curricular Internship that took place atEscola Secundária de Tondela, in the district of Viseu, during the academic year 2021/2022, under theguidance of Professor Raquel Caseiro, Scientific Advisor, and Professor Luís Carmelo, CooperatingAdvisor.This report intends to report and reflect the lived experiences and the work developed duringthis internship year. The document is organized into seven chapters, throughout which there isan introduction, a contextualization of the internship, a description of the teaching practice, theparticipation in the pedagogical and educational guidance structures, the activities developed and theextracurricular activities, ending with a conclusion. The teaching practice comprises the observation,planning and teaching of classes, the elaboration, realization and correction of assessment tests. Theaccompaniment of a Class Direction and the participation in the meetings, of the Department ofMathematics, Class Councils and Pedagogical Seminars, is part of the structures of pedagogical andeducational guidance. The activities developed at the school cover activities promoted and organizedby the Mathematics Internship Center, the school and the intern teacher. And finally, the extracurricularactivities include the training in which the intern teacher participated.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102971
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio.pdf26.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

37
Visto em 11/jun/2024

Downloads

90
Visto em 11/jun/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons