Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102642
Título: DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO O CONTRIBUTO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA POETA MANUEL DA SILVA GAIO
Outros títulos: CULTURAL DIVERSITY AND INCLUSION THE CONTRIBUTION OF THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE POETA MANUEL DA SILVA GAIO BASIC SCHOOL
Autor: Bernal, Juliana Maria da Silva
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Palavras-chave: geografia; diversidade cultural; interculturalidade; escola; inclusão; Geography; Cultural Diversity; Interculturality; School; Inclusion
Data: 15-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO O CONTRIBUTO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA POETA MANUEL DA SILVA GAIO
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas Coimbra Centro
Resumo: This report carried out in the context of a pedagogical internship in Geography aims to reflect on the theme of cultural diversity in a reference school, inclusive and with a large number of immigrant students, located in the county of Coimbra. Based on empirical observations and a research strategy previously conceived and carried out throughout the school year, we sought to verify the potential and contribution of the geography discipline to promote learning that can offer a better understanding and strengthen intercultural dialogue between the students. For this, two didactic strategies were applied (Interactive Intercultural Game and Cooperative Work) in a class in the 8th year of Geography. The theme studied, foreseen in the Essential Learnings, had as theoretical support the approach of cultural geography, also taking into account the assumptions present in the reference of the National Strategy of Education for Citizenship. The teaching experience developed showed that the strategies used were adequate and contributed to a better understanding of the proposed theme. The activities applied promoted the expected skills providing and enhancing practices consistent with critical reflection and the exercise of awareness, as well as humanistic conduct and values so essential today. It appears that it is necessary to stimulate active intercultural practices, so necessary in the current Portuguese school context and that the subject of Geography is a space of excellence for promote such competencies.
O presente relatório, realizado em contexto de estágio pedagógico em Geografia, visa realizar uma reflexão sobre o tema da diversidade cultural numa escola de referência, inclusiva e com vasto número de alunos(as) imigrantes, localizada no concelho de Coimbra. A partir de observações empíricas e de uma estratégia de investigação previamente concebida e realizada ao longo do ano letivo, buscou-se verificar a potencialidade e o contributo da disciplina de Geografia para promover aprendizagens que possam oferecer um melhor entendimento e fortalecer o diálogo intercultural entre as(os) estudantes. Para isso, foram aplicadas duas estratégias didáticas (Jogo Intercultural Interativo e Trabalho Cooperativo) em uma turma do 8º ano de Geografia. O tema estudado, previsto nas Aprendizagens Essenciais, teve como suporte teórico a abordagem da geografia cultural, tendo em conta também, os pressupostos presentes no referencial da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. A experiência letiva desenvolvida demonstrou que as estratégias utilizadas foram adequadas e contribuíram para um melhor entendimento sobre o tema proposto. As atividades aplicadas promoveram as competências esperadas, de forma a proporcionar e potencializar práticas condizentes à reflexão crítica e ao exercício de sensibilização, às condutas e valores humanistícos tão imprescindíveis na atualidade. Constata-se que é preciso estimular práticas interculturais ativas, tão necessárias no atual contexto escolar português, e como a disciplina de Geografia é um espaço de excelência para que tal possa acontecer.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102642
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RelatórioFinal_JulianaBernal.pdf8.11 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

148
Visto em 16/jul/2024

Downloads

120
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons