Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102642
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
dc.contributor.authorBernal, Juliana Maria da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-04T22:00:41Z-
dc.date.available2022-10-04T22:00:41Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102642-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis report carried out in the context of a pedagogical internship in Geography aims to reflect on the theme of cultural diversity in a reference school, inclusive and with a large number of immigrant students, located in the county of Coimbra. Based on empirical observations and a research strategy previously conceived and carried out throughout the school year, we sought to verify the potential and contribution of the geography discipline to promote learning that can offer a better understanding and strengthen intercultural dialogue between the students. For this, two didactic strategies were applied (Interactive Intercultural Game and Cooperative Work) in a class in the 8th year of Geography. The theme studied, foreseen in the Essential Learnings, had as theoretical support the approach of cultural geography, also taking into account the assumptions present in the reference of the National Strategy of Education for Citizenship. The teaching experience developed showed that the strategies used were adequate and contributed to a better understanding of the proposed theme. The activities applied promoted the expected skills providing and enhancing practices consistent with critical reflection and the exercise of awareness, as well as humanistic conduct and values so essential today. It appears that it is necessary to stimulate active intercultural practices, so necessary in the current Portuguese school context and that the subject of Geography is a space of excellence for promote such competencies.eng
dc.description.abstractO presente relatório, realizado em contexto de estágio pedagógico em Geografia, visa realizar uma reflexão sobre o tema da diversidade cultural numa escola de referência, inclusiva e com vasto número de alunos(as) imigrantes, localizada no concelho de Coimbra. A partir de observações empíricas e de uma estratégia de investigação previamente concebida e realizada ao longo do ano letivo, buscou-se verificar a potencialidade e o contributo da disciplina de Geografia para promover aprendizagens que possam oferecer um melhor entendimento e fortalecer o diálogo intercultural entre as(os) estudantes. Para isso, foram aplicadas duas estratégias didáticas (Jogo Intercultural Interativo e Trabalho Cooperativo) em uma turma do 8º ano de Geografia. O tema estudado, previsto nas Aprendizagens Essenciais, teve como suporte teórico a abordagem da geografia cultural, tendo em conta também, os pressupostos presentes no referencial da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. A experiência letiva desenvolvida demonstrou que as estratégias utilizadas foram adequadas e contribuíram para um melhor entendimento sobre o tema proposto. As atividades aplicadas promoveram as competências esperadas, de forma a proporcionar e potencializar práticas condizentes à reflexão crítica e ao exercício de sensibilização, às condutas e valores humanistícos tão imprescindíveis na atualidade. Constata-se que é preciso estimular práticas interculturais ativas, tão necessárias no atual contexto escolar português, e como a disciplina de Geografia é um espaço de excelência para que tal possa acontecer.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectgeografiapor
dc.subjectdiversidade culturalpor
dc.subjectinterculturalidadepor
dc.subjectescolapor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectCultural Diversityeng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleDIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO O CONTRIBUTO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA POETA MANUEL DA SILVA GAIOpor
dc.title.alternativeCULTURAL DIVERSITY AND INCLUSION THE CONTRIBUTION OF THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE POETA MANUEL DA SILVA GAIO BASIC SCHOOLeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAgrupamento de Escolas Coimbra Centro-
degois.publication.titleDIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO O CONTRIBUTO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA POETA MANUEL DA SILVA GAIOpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203073746-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBernal, Juliana Maria da Silva::0000-0002-3716-3773-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriFernandes, João Luís Jesus-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriCastro, Miguel José Sardica Garcia de-
uc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de::0000-0003-3927-0748-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatórioFinal_JulianaBernal.pdf8.11 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

148
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

120
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons