Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102634
Título: DINÂMICA LITORAL - A VISITA DE ESTUDO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Outros títulos: COASTAL DYNAMICS - THE STUDY VISIT AS A PEDAGOGICAL STRATEGY
Autor: Castro, Raquel Sofia Ferreira de
Orientador: Fernandes, João Luís Jesus
Palavras-chave: Estratégia pedagógica; Litoral; Paisagem; Risco; Ensino da Geografia; Geography Teaching; Pedagogical Strategy; Coast; Landscape; Risk
Data: 12-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: DINÂMICA LITORAL - A VISITA DE ESTUDO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova
Resumo: As áreas litorais, normalmente, são conhecidas pelo património natural, as praias e paisagens que as rodeiam, detentoras de uma multiplicidade de recursos. Por isso, aqui encontramos vários setores de atividade. O litoral, espaço de contato entre o mar e o continente, é uma área prestigiada pelas potencialidades que representa, nomeadamente a existência de portos comerciais, facilitando as trocas, a atividade piscatória, base da alimentação da população, a fixação da maior parte das indústrias, entre elas a indústria de conserveira. Para além destas, as características sedimentares das zonas costeiras, promovem explorações mineiras. Verifica-se também a procura do mar para fins terapêuticos e de lazer, potenciando o turismo e gerando empregabilidade.As áreas litorais evoluíram com o decorrer do tempo, verificando-se mutações no que respeita ao ordenamento do território. Os solos adquirem novas utilizações, evidenciam a pressão demográfica e a afirmação do setor terciário, nomeadamente o comércio e os serviços, denotando-se alterações significativas nas paisagens.Posto isto, importa destacar o litoral como «área de risco», pois retrata uma paisagem que sofre alterações com o decorrer do tempo, não só, em função dos processos de erosão, que originam diferentes formas de relevo, mas também por fatores antrópicos. Dessarte, é necessário conhecer as suas especificidades, sensibilizando para uma gestão sustentável do espaço litoral, no qual as escolas ter um papel importante. Neste sentido, utilizou-se como estratégia pedagógica «a visita de estudo», tendo-se observado algumas paisagens litorais, com formas de relevo distintas, explicitando-se a sua génese, os seus usos e potenciais conflitos.  
Coastal areas are, normally, known for their natural patrimony, the beaches and landscapes that surround them, contain a multitude of resources, and, therefore, represent various sectors of activity. The coast, area of contact between the sea and the continent, is a prestigious area represented by its potential, namely the existence of commercial ports where boats dock, facilitating transitions, the fishing activity, food base of the population, the establishment of most industries, including the fish conservation industry. In addition to these, the sedimentary characteristics of coastal areas, promote mine exploration, and, on top of that, the search of the sea for therapeutic and leisure purposes, stimulate tourism, generating employability. The coastal areas have evolved over time, with respect to the territory. Soils acquire new uses, denote demographic pressure and a declaration of the tertiary sector, in particular, commerce and services, denoting significant changes in landscapes.Having said that, it’s important to highlight the coast as «areas of risk», because they portray a landscape that goes thru changes over time, not only, due to erosion processes, which originate different forms of relief, but also due to anthropic factors. In this way, it’s necessary to know their specificities, raising awareness to sustainable management of coastal space, a subject in which the school plays an important role. In this sense, «the field exit» got used as a pedagogical strategy, having observed some of the coastal landscapes, with different relief forms, explaining their genesis, uses and potential conflicts.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102634
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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