Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102212
Título: História e Educação Histórica
Outros títulos: Que diálogos, que desafios?
Autor: Gago, Marília
Ribeiro, Ana Isabel 
Palavras-chave: Narrativa Histórica; Educação Histórica
Data: 27-Set-2022
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Portuguesa de História
Volume: 53
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica.
URI: https://hdl.handle.net/10316/102212
ISSN: 2183-3796
0870-4147
DOI: 10.14195/0870-4147_53_3
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de História - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
11161-Texto do Artigo-51554-1-10-20220927.pdf970.22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

123
Visto em 8/mai/2024

Downloads

217
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons