Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102212
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGago, Marília-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Isabel-
dc.date.accessioned2022-09-27T21:06:14Z-
dc.date.available2022-09-27T21:06:14Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.identifier.issn2183-3796pt
dc.identifier.issn0870-4147pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102212-
dc.description.abstractO presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectNarrativa Históricapt
dc.subjectEducação Históricapt
dc.subject.meshMultiprespetivapt
dc.subject.meshConsciência Históricapt
dc.titleHistória e Educação Históricapt
dc.title.alternativeQue diálogos, que desafios?pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage61pt
degois.publication.lastPage78pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Históriapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/0870-4147_53_3pt
degois.publication.volume53pt
dc.date.embargo2022-09-27*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7515-2696-
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
11161-Texto do Artigo-51554-1-10-20220927.pdf970.22 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

157
checked on Sep 4, 2024

Download(s)

256
checked on Sep 4, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons